Antonieta Marília de Oswald Andrade

Antonieta Marília de Oswald Andrade

Antonieta Marília de Oswald Andrade, nasceu em 15 de novembro de 1945, na cidade de São Paulo, SP. Concluiu a Graduação e o Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na área de Psicologia Social. Fez o Doutorado em Psicologia Social na Columbia University, New York, USA. Foi pesquisadora e assessora de projetos de pesquisa na área de Psicologia Social e Educação. Formou-se em Dança Clássica e Dança Moderna. Em sua carreira artística, deu prosseguimento aos treinamentos de Ballet e participou de vários espetáculos de dança com grupos profissionais, em destaque: “Kuarup” – produção de Ballet Stagium (1977-1978). Foi contratada pela Unicamp, em 1981, como Professora Convidada da Faculdade de Educação e Livre Docente na área de Expressão Corporal e Dança do Instituto de Artes. Tornou-se responsável pelo projeto de criação do Departamento de Artes Corporais e pela implantação do curso de Dança. Seu currículo é formado por diversos trabalhos artísticos, em destaque a direção de filmes, coreografias e espetáculos cênicos, além de pesquisas científicas e publicações na área de psicologia, Educação, Antropologia e Expressão Corporal. Dentre os cargos aos quais ocupou, destacam-se: Chefe do Departamento (1985-1990) Diretora Associada (1996-1998). Aposentou-se em 1998, porém continuA exercendo suas atividades como professora convidada e voluntária até os dias de hoje.