Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1973-2011 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
25 caixas-arquivo de documentação textual, mais de 1.000 folhetos de cordel, manuscritos, correspondências, relatórios e documentos técnicos, jornais e periódicos, guias, cartazes, panfletos, desenhos, mapas e plantas, 3 caixas-arquivo de fotografias, 4 caixas-arquivo de materiais audiovisuais, 48 videos cassetes, 29 CD-ROMs, 14 DVDs, 20 MiniDiscs, 14 fitas VHS, 12 rolos de fita de áudio, 3 Compact Videocassetes e 43 matrizes xilográficas.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Antonio Augusto Arantes Neto nasceu em 1943 na cidade de São Paulo. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), em 1965. Tornou-se mestre em Antropologia Social pela mesma universidade, sob a orientação de Eunice Ribeiro Durham, em 1967, com dissertação sobre o compadrio no Brasil rural. Em 1978, concluiu seu doutorado em Antropologia Social pelo King’s College, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), sob a orientação de Sir Edmund Leach. Foi um dos fundadores do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição a que está vinculado desde 1968. Além de sua ampla e produtiva trajetória acadêmica, presidiu o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), entre os anos de 1983 e 1984, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), entre 1988 e 1990, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de 2004 a 2006. Entre 1990 e 1993, foi Secretário-geral da Associação Latino Americana de Antropologia (ALA) e Vice-Presidente do Comitê Científico do ICOMOS sobre Patrimônio Cultural Intangível, entre 2017 e 2020. Colaborou com a Unesco na elaboração e implementação da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível entre os anos de 2000 e 2014. Recebeu a medalha Roquette Pinto (ABA, 2003) por sua contribuição à antropologia brasileira, além da medalha Mário de Andrade (IPHAN, 2017) e homenagens do Centro Cultural Cartola (2005) e da Assembleia Legislativa de São Paulo (2019), por suas contribuições e dedicação em defesa do patrimônio cultural.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A documentação chegou ao AEL trazida pelo titular em várias remessas. A primeira foi recebida ainda na década de 1980, composta, majoritariamente, por folhetos de cordel. A segunda remessa da documentação foi incorporada em meados de 2019, e acompanhou listagem e prévia organização. Durante o primeiro ano da pandemia COVID-19, uma terceira remessa foi recebida e, em março de 2022, mais documentos foram incorporados ao fundo. Uma parte dos livros do acervo foi retirada pelo titular e doada para a Biblioteca Octávio Ianni do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Unicamp, em abril de 2022.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Antonio Augusto Arantes Neto na década de 1980.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto é constituído por documentos textuais, folhetos de cordel, livros, cadernos de campo, inventários e relatórios, jornais, guias, cartazes, mapas e plantas, desenhos, vídeos e fotografias reunidos no desenvolver dos projetos: PLEC - Projeto de Levantamento Ecológico e Cultural da região das lagoas Mundaú e Manguaba, em Maceió, AL (1977), EIA-RIMA do Memorial do Encontro (1998-1999), INRC - Inventário Nacional de Referências Culturais (1998-2000), IPCIM - Inventário do Patrimônio Cultural Intangível Moçambicano (2007-2011). Constitui-se, ainda, de uma vasta coleção de folhetos de cordel, matrizes, entrevistas com poetas, xilogravadores e editores, parte de um projeto desenvolvido entre 1973 e 1978, com o apoio do Conselho Britânico/ FAPESP/ UNICAMP. O conjunto contém, ainda, desenhos, fotografias e vídeos, organizados pelo titular e denominados “Paisagens Paulistanas”.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Documentação em organização.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Com restrição: em processamento técnico. Agendar consulta do material com 3 dias de antecedência pelo e-mail: aeldigit@unicamp.br.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
06/03/2023 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 6 de março de 2023.