Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1928-1996 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
0,23 metros lineares de documentação textual e 5 fitas microcassete.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Décio Santos Rinaldi nasceu em Ibaté, São Paulo, no dia 2 de março de 1907. Logo no início da carreira adotou artisticamente o sobrenome da mãe, Maria, com o qual se tornou nacionalmente conhecido. Iniciou seus estudos artísticos ainda adolescente na escola de balé clássico de Eugenie de Villeneuve e de danças de salão, de Luísa Leitão, ambas na cidade de São Paulo, local onde viveu até o final dos estudos ginasiais. Transferiu-se para o Rio de Janeiro entre 1927 e 1928 para estudar na primeira Escola Municipal de Bailados do Brasil, aberta em 1927 por Maria Olenewa, que foi também sua professora particular. Passados três anos, seguiu para Paris onde especializou-se em balé clássico com as professoras Lubon Egorowa e Olga Preobajenskaya, nomes importantes nos teatros imperiais russos. Após retornar ao Brasil, atuou em dança e balé clássico na mais diversas expressões e linguagens artísticas, além de ter ocupado o posto de primeiro bailarino no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo. Considerado um dos pioneiros da dança no Brasil, apresentou-se ao lado de suas professoras e de grandes expressões como Lisel Klostermann e Chinita Ulmann. No final da década de 1940, inaugurou sua escola na cidade de Santos, onde passou a atuar como professor e bailarino. Morreu em 1990.
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
A coleção traz recortes sobre Décio Stuart colecionados por ele ao longo de sua carreira artística, os quais entregou à professora Marília Vieira Soares quando esta o procurou motivada por sua pesquisa sobre história da dança moderna na década de 1930, na cidade de São Paulo. Além dos recortes de jornais, foram entregues também artigos e programas de espetáculos. Junto com os documentos reunidos por Décio Stuart, a professora entregou outros artigos, recortes e entrevistas realizadas por ela em fitas cassete gravadas entre 1987 e 1996, com especial interesse em Chinita Ulmann, bailarina gaúcha que estudou o expressionismo alemão com Mary Wigmann e foi introdutora do balé moderno expressionista na cidade de São Paulo.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Marília Vieira Soares em 2003.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os recortes de jornais (1928-1996) abordam temas como: dança em geral, dança no Estado de São Paulo, bailarinos, coreógrafos e notícias artístico-culturais relativas a cidade de Santos. As entrevistas foram realizadas entre 1987 e 1996 com Décio Stuart, Marília Franco, Dorothy Leiner, Renée Gumiel, Armando Pascal e Odilon Nogueira.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Documentação não organizada.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Parte dos recortes (338) foram reproduzidos por meio eletrostático. Há necessidade de gravador especial para a reprodução das fitas microcassetes.
Instrumentos de descrição
Uma listagem do material sonoro está disponível na Sala de Pesquisa do AEL.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Acervo: Sala 1 (mídias) e Sala 4 (textuais)
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
SOARES, Marília Vieira. Ballet ou dança moderna?: São Paulo na década de 30. 1996. 111f Dissertação (mestrado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
02/08/2005 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 2 de agosto de 2005. Revisada por Lívia Cristina Corrêa.