Coleção GM - Gilberto Mathias

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAEL GM

Título

Gilberto Mathias

Data(s)

  • 1960-1979 (período predominante) (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

24 pastas de documentação textual, 4 títulos de periódicos e 1 cartaz.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1949-1987)

História biográfica

Gilberto Mathias nasceu em São Paulo no dia 21 de julho de 1949, filho de Simão Mathias e Ana Mathias. Concluiu os estudos secundários em 1967 no Colégio Santa Cruz. Iniciou ainda jovem sua participação política no Partido Operário Comunista (POC), onde dirigiu as atividades de divulgação e imprensa junto ao setor operário, além de ter sido diretor regional do POC-São Paulo. Era aluno da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP quando entrou para a clandestinidade em junho de 1969, seguindo para Paris no mês de setembro daquele ano, onde viveu até sua morte. Cursou Sociologia na Universidade de Paris VIII. Em 1974, tornou-se colaborador da revista francesa "Critiques de l’Économie Politique", inicialmente com o pseudônimo de Fernandes, e publicou também em diversas revistas latino-americanas. Doutorou-se em 1983. No mesmo ano, publicou junto de Pierre Salama pela editora Brasiliense, "O Estado Superdesenvolvido: ensaios sobre a intervenção estatal e sobre as formas de dominação do capitalismo contemporâneo", com tradução de Carlos Nelson Coutinho. Lecionou Economia na Universidade de Paris-I.

História do arquivo

O conjunto documental foi organizado por Clara Mafra com apoio da FAPESP em 1991.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Helena Sumiko Hirata em 1989.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A coleção reúne documentos de organizações de esquerda às quais Gilberto Mathias esteve ligado e que atuaram na clandestinidade no Brasil, entre 1960 e 1975. Funcionaram de forma dispersa quando se estabeleceram no exterior, aproximadamente no período compreendido entre 1970 e 1979. Contém comunicados, textos e publicações mimeografadas, panfletos e correspondência relativos às organizações: Política Operária (PO), Organização Revolucionária Marxista Política Operária (POLOP), Partido Operário Comunista (POC), Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-PALMARES), Ação Libertadora Nacional (ALN), Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e Democracia Socialista (DS). Reúne também documentos relativos à campanhas internacionais de ajuda aos presos políticos, bem como periódicos das organizações e outros de temas afins.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

O conjunto documental foi organizado em duas séries: 1) Organizações de esquerda e 2) Movimento de apoio no exterior, com suas respectivas subséries.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Um inventário impresso com informações adicionais sobre essa documentação está disponível na Sala de Pesquisa do AEL.

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    GM pastas 1-24

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Consulte também no AEL as entrevistas de Helena Hirata e Marco Aurélio Garcia sobre Gilberto Mathias, concedidas à pesquisadora Clara Mafra, disponíveis em: CPDS FC/00038-FC/00040.

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    01/10/2002 (criação)

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 de outubro de 2002. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em março de 2021.

        Área de ingresso