Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [1919-1970] (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
8 pastas de documentação textual, 184 fotografias, 1 negativo 35mm, 32 desenhos, 2 mapas e 2 plantas.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Herbert Baldus, nascido em Wiesbaden em 14 de março de 1899 foi um etnólogo brasileiro nascido na Alemanha. Perto do término da 1ª Guerra Mundial (1914 -1918), Baldus, então com 18 anos de idade, foi incorporado ao Corpo Real de Cadetes de seu país, em Potsdam, como aviador. Esse episódio propiciou-lhe a produção de poemas centrados na temática da guerra. Em 1921, viajou para a Argentina e, em 1923, mudou-se para São Paulo, no Brasil. Nesse mesmo ano, como participante de uma expedição cinematográfica, visitou as populções Xamakoko, Kaskihá e Sanapaná, do Chaco, Paraguai. Essa viagem despertou em Baldus o interesse pelas regiões distantes da civilização e pelos estudos antropológicos, tendo como objeto os povos indígenas, dando assim os primeiros passos em sua carreira profissional como etnólogo. Baldus retornou à Alemanha e foi aluno de Richard Thurnwald, Konrad Theodor Preuss e Walter Lehmann, na Friedrich-Wilhelm-Universitat, onde concluiu seus estudos de etnologia em 1928, além de adquirir o título de Doutor em Filosofia. Em 1931, ele publicou seu primeiro livro "Indianer Studien im nordöstlichen Chaco", na cidade de Leipzig. Com a ascensão do nazismo ao poder em 1933, Baldus decidiu voltar para o Brasil, de onde nunca mais sairia. Em 1939 tornou-se professor de etnologia brasileira na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Herbert era também diretor da seção etnológica da FESPSP, e através do periódico “Sociologia”, divulgou diversos de seus trabalhos. Lecionou na FESPSP e teve como seus discípulos Oracy Nogueira, Gioconda Mussolini, Virgínia Leone Bicudo, Lucila Hermann, Florestan Fernandes, Levy Cruz, Fernando Altenfelder Silva, Sergio Buarque de Holanda, entre outros. Herbert editou a Revista do Museu Paulista e em 1947, publicou o primeiro volume da “Nova Série”, que é um dos mais importantes periódicos antropológicos do Brasil. Ele continuou na função de editor até a sua morte. A partir de 1955, Herbert Baldus passou a ser membro correspondente da Sociedade Suíça de Americanistas. Em 1961, ele assumiu a cadeira de Etnologia Brasileira da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, São Paulo. Em 1964, ano em que completou 65 anos, Baldus recebeu uma grande homenagem de inúmeros antropólogos do mundo. Hans Becher criou uma edição comemorativa de Völkerkundliche Abhandlungen — “Beiträge zur Völkerkunde Südamerikas”, onde trinta especialistas em assuntos Americanistas publicaram cada um, um texto de sua autoria, com o intuito de homenagear Baldus. Herbert Baldus faleceu em 24 de outubro de 1970, na cidade de São Paulo.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A documentação chegou ao AEL em duas remessas: a primeira por doação de Maria Helena e Ana Luiza Steiner em 2008, e a segunda, em fevereiro de 2014, por doação de Mariza Corrêa. A doação de Mariza Corrêa contemplou 9 cadernetas de campo de Herbert Baldus, originalmente doadas por Egon Shaden no contexto do Projeto História da Antropologia no Brasil (PHAB) no âmbito de um curso de pós-graduação do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), organizado por Manuela Carneiro da Cunha em 1984, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Maria Helena e Ana Luiza Steiner em 2008 e Mariza Corrêa em fevereiro de 2014.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto é constituído por documentos textuais, correspondências, artigos e publicações científicas, cadernetas de campo, além de mapas e fotografias produzidos no âmbito de suas pesquisas com diversas comunidades indígenas em diferentes regiões do Brasil.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Documentação não organizada.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Listagem.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Acervo e Reserva Técnica.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
CORRÊA, Mariza. História da antropologia no Brasil: projeto da Unicamp. Manguinhos. Vol. II (2). Jul-Out. 1995. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/RHWCbdhWpHfpX4YHHYvWBFf/?lang=pt.
Nota de publicação
PASSADOR, Luiz Henrique. Herbert Baldus e a antropologia no Brasil. 2002. 207 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591672.
Nota de publicação
SAMPAIO-SILVA, Orlando. O antropólogo Herbert Baldus. Revista de Antropologia. 43 (2). São Paulo, SP. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ra/a/pZ7MYbjSKwWZScFk9ZHpWxK/?lang=pt.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
30/05/2023 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 30 de maio de 2023.