Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1925-2011 (predominante 1930-1980) (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
426 livros, 20 títulos de periódicos, 9 folhetos, 4 trabalhos acadêmicos, 14 fotografias, 49 fitas cassete, 6 objetos tridimensionais, além de 4 caixas-arquivo e 2 pastas de grande formato com documentação textual não avaliada.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Hélgio Henrique Casses Trindade nasceu em Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul, no dia 14 de junho de 1939, filho de Otto Bélgio Trindade e Hebe Casses. Casou-se com Maria Izabel Noll e teve três filhos: Jean Paul, Hélgio Filho e Teresa. Formou-se em Direito pela PUC-RGS no ano de 1964, mas direcionou-se para a área de Ciências Sociais. Cursou Ciência Política na UFRGS (1962-1963), fez especialização sobre Instituições Políticas Americanas na Universidade de Harvard (1962) e de Desenvolvimento Econômico e Planificação na CEPAL/BNDE (1963). Obteve o doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (1971). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Ciência Política e Sociologia da UFRGS e fundador do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Política Rio-Grandense (NUPERGS). Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Reitor da UFRGS. Atuou como pesquisador sênior junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Consejo Superior Internacional de la Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación (ANECA/Espanha), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), do núcleo regional do Forum on Higher Education, Research and Knowledgel da UNESCO e do Conselho de Administração do Instituto Internacional para a Educação na América Latina e Caribe (IESALC/UNESCO). Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (1984-1986) e da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), entre 2004-2006. Também foi reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O conjunto documental é constituído por fontes sobre o movimento integralista brasileiro reunidas por Helgio Trindade, fruto de suas atividades de pesquisa. Teve como principal produto a tese de doutorado intitulada "L'action intégraliste brésiliene: un mouvement de type fasciste des annés 30", defendida em 1971 na Universidade de Sorbonne, Paris. Considerado pioneiro na pesquisa sobre o tema, é autor do livro "Integralismo: o fascismo brasileiro dos anos 30", obra clássica no país - desdobramento do seu doutorado. Antes de chegar ao AEL, a documentação encontrava-se temporariamente alocada no Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política Rio-Grandense (NUPERSG), fundado por Helgio Trindade, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Parte desta documentação recebeu uma identificação com carimbo do NUPERGS. O acervo em questão foi doado ao AEL após o titular manifestar interesse que a mesma ficasse na Unicamp, em razão das boas condições existentes de preservação e da pertinência da temática para o Estado de São Paulo. O conjunto chegou ao AEL por intermédio da reitoria (Contrato nº 036/2016). Após a sua chegada, foi higienizado, conferido, separado e acondicionado por formato, listado e quantificado.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Helgio Henrique Casses Trindade em 16 de setembro de 2016.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A coleção é constituída por extenso material sobre o movimento integralista brasileiro e sua aproximação com os fascismos europeus (alemão e italiano). O maior volume de documentos são livros sobre integralismo, fascismo, nazismo, antifascismo, nacionalismo, comunismo, ditadura em Portugal e integralismo lusitano. Destaca-se no conjunto documental entrevistas exclusivas realizadas por Helgio Triandade com ex-dirigentes e militantes da Ação Integralista Brasileira (AIB) e jornais integralistas de diversas regiões do país.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Documentação não organizada.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- francês
- inglês
- italiano
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Listagem impressa disponível na Sala de Pesquisa do AEL.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
ACERVO sobre integralismo doado à Unicamp. Pesquisa FAPESP. São Paulo, n. 248, out. 2016. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/2016/10/20/acervo-sobre-integralismo-doado-a-unicamp/. Acesso em: 03 jul. 2020.
Nota de publicação
TRINDADE, Helgio. Currículo do sistema de lattes. [Brasília], 5 mar. 2017. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788228J3. Acesso em: 03 jul. 2020.
Nota de publicação
TRINDADE, Helgio. Integralismo: o fascismo brasileiro na década de 30. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1974.
Nota de publicação
TRINDADE, Helgio. L'action intégraliste brésiliense: un mouvement de type fasciste des annés 30. 1971. Tese (Doutorado em Ciências Políticas) - Université Paris I/Panthéon-Sorbonne, Paris, 1971. TRINDADE, Helgio. Podcast: Helgio Trindade. [5 de dezembro, 2016]. São Paulo: Pesquisa Brasil. Entrevista concedida a Radio USP. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/12/05/podcast-helgio-trindade/. Acesso em: 03 jul. 2020.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
06/2017 (criação)
2020 (revisão)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Fernanda Ferreira Figueiredo, técnica da Seção de Processos Técnicos e Atendimento do AEL, em junho de 2017. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em 2020.