Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1932-1983 (predominante 1936-1955) (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
4 caixas-arquivo e 1 pasta grande formato de documentação textual, 143 fotografias e 51 títulos de periódicos.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Hélio Vianna nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 5 de novembro de 1908, filho do comendador Artur Vianna e de Querubina Martins Vianna. Chegou ao Rio de Janeiro no fim da década de 1920, onde se graduou pela Faculdade de Direito da então Universidade do Rio de Janeiro, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1932. Ainda como estudante participou, em 1931, da reunião convocada por Plínio Salgado para organizar uma corrente em defesa das ideias integralistas. Pouco tempo depois, em 1934, passou a integrar a chamada "ala intelectual" da Ação Integralista Brasileira (AIB), lecionando História do Brasil nos cursos promovidos pelo Departamento de Doutrina da Província da Guanabara da AIB, escrevendo nos veículos do movimento e publicando textos de história política e social do Brasil. Chegou a candidatar-se a um mandato parlamentar pela legenda da AIB ainda em 1934, mas não obteve êxito. Com a implantação do Estado Novo em novembro de 1937, e a dissolução da AIB e demais organizações políticas, afastou-se da atividade militante para dedicar-se à prática docente e à pesquisa histórica. Em 1939, tornou-se o primeiro catedrático de História do Brasil na Faculdade Nacional de Filosofia da então Universidade do Brasil (UB). Em 1941, assumiu a cátedra de História da América na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Foi também professor catedrático de História Moderna e Contemporânea da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Instituto Santa Úrsula, na mesma cidade. Durante a década de 1940, associou-se a diversas instituições de pesquisa histórica, aos institutos militares de formação e à academia diplomática brasileira. Foi membro da Comissão de Estudos dos Textos de História do Brasil do Ministério das Relações Exteriores e da Comissão Diretora de Publicações da Biblioteca do Exército. Pertenceu à Academia Portuguesa de História, à Sociedade Capistrano de Abreu, ao Instituto de Coimbra, em Portugal, à Academy of American Franciscan History, de Washington, ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, ao Instituto Histórico de Petrópolis, ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco e ao Instituto Histórico de Alagoas. Foi ainda sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e sócio correspondente dos institutos históricos e geográficos do Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Dentre as obras que publicou, destacam-se entre outras: "Formação brasileira"(1935), "A contribuição de Portugal à formação americana" (1938), "A educação no Brasil colonial" (1938), "História do Brasil colonial" (1945), "História das fronteiras do Brasil" (1948), "Estudos de História Imperial" (1950), "História diplomática do Brasil" (1958) e "Vultos do Império" (1968). Morreu no dia 6 de janeiro de 1972 na cidade do Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Após a morte de Hélio Vianna, sua biblioteca e demais documentos foram divididos entre diversas universidades brasileiras.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação da Biblioteca Octávio Ianni, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, no início da década de 1980.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto é composto por documentos relativos à atuação de Hélio Vianna como historiador e catedrático da Universidade do Brasil, incluindo suas atividades tanto no que tange aos assuntos administrativos da instituição quanto à participação em eventos acadêmicos. Inclui também documentos referentes às atividades de pesquisa do historiador, desde manuscritos a recortes de jornais, com anotações de leitura e fichamentos, todos privilegiando temas como História do Brasil (Colônia e Império), literatura, diplomacia e turismo - assunto bastante presente no conjunto em questão. Nesse sentido, encontram-se alguns documentos, principalmente fotografias, oriundos de sua colaboração para com a Revista Touring Club do Brasil. Também estão presentes documentos relativos à sua participação no seminário interamericano organizado pelo Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH), ao envolvimento de Viana na criação de um Instituto de Pesquisas Históricas na Universidade do Brasil (que objetivava sobretudo o desenvolvimento dos estudos históricos e um diálogo com entidades internacionais de pesquisa) e também sobre a criação de uma Comissão Nacional de História no Brasil, voltada ao fomento e integração da produção científica de História no país.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
O conjunto documental foi organizado em 3 grupos: 1) Atividades profissionais, 2) Participação em eventos e 3) Atividades de pesquisa acadêmica. O conjunto também agrega documentos anexos tais como livros, folhetos e periódicos.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- espanhol
- francês
- inglês
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Um inventário com informações adicionais sobre esta documentação está disponível mediante solicitação pelo e-mail aeldigit@unicamp.br.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
HV caixas 1-4, HV pasta GF, HV FT/00001-FT/00143
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Livros, folhetos e periódicos catalogados na Base Acervus - Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), disponível em: http://acervus.unicamp.br/.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
01/05/2004 (criação)
16/03/2021 (revisão)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico e Atendimento do AEL, em 1 de maio de 2004. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em 16 de março de 2021.