Coleção JJ - Jessie Jane

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL JJ

Título

Jessie Jane

Data(s)

  • 1970-1976 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

136 documentos textuais.
1 fotografia, papel, pb, 12x18 cm.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1949-)

Biografia

Jessie Jane Vieira de Souza (1949- ), atualmente professora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Colombo Vieira de Souza Júnior (1949-2021) eram militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN) quando foram presos em 01 de julho de 1970, durante a tentativa frustrada de sequestro do avião Caravelle PP-PDX, da companhia Cruzeiro do Sul, no aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro. O objetivo da operação era fazer a troca dos reféns pela libertação e saída do país de 40 presos políticos. Junto do casal estavam também os irmãos Eiraldo e Fernando Palha Freire. Após o avião, já em solo, ser cercado e invadido por tropas especiais da Aeronáutica, Eiraldo Palha Freire foi baleado, vindo a morrer uma semana depois. Fernando Palha Freire, Jessie Jane e Colombo foram presos e condenados a mais de 20 anos de prisão. Jessie Jane e Colombo permaneceram durante nove anos nos presídios de Bangu e Ilha Grande; sofreram torturas no Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) e no Centro de Informações e Segurança da Aeronáutica (Cisa). Em 1972, obtiveram autorização judicial para se casaram e, em setembro de 1976, nasceu Leta, filha do casal, na Clínica São Sebastião, Rio de Janeiro, sob vigilância policial e tortura psicológica.

História do arquivo

A documentação foi organizada entre os meses de março e abril de 2005.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Jessie Jane Vieira de Souza na década de 1980, por intermediação de Marco Aurélio Garcia, docente do IFCH/UNICAMP.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A coleção é composta por cópias datilografadas da correspondência trocada entre Jessie Jane Vieira de Souza e seu marido Colombo Vieira de Souza Júnior, no período em que ambos estiveram na prisão.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Ordenação cronológica.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    O upload do instrumento de pesquisa foi concluído

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    JJ pastas 1-6

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Consulte também no AEL os conjuntos documentais: Brasil Nunca Mais, Comitê Brasileiro pela Anistia e Militância Política e Luta Armada no Brasil.

    Descrições relacionadas

    Nota de publicação

    ANDRIOLLI, Giovanna Souza. Apesar de você: vida e história de Jessie Jane Vieira de Souza (1964-1979). Orientador: Roberto Silva Muniz. 2019. 38 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, 2019. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/21371/1/TCC%20-%20GIOVANNA%20SOUZA%20ANDRIOLLI.pdf.

    Nota de publicação

    CARVALHO, Luiz Maklouf. Mulheres que foram a luta armada. São Paulo, SP: Globo, 1998. 484 p.

    Nota de publicação

    GÓIS, Joao Bosco Hora; QUADRAT, Samantha Viz. Militância política e gênero na ditadura brasileira: entrevista com Jessie Jane Vieira de Sousa. Gênero, Niterói, v. 8, n. 2, 5 set. 2012. Dossiê Gênero em Contextos Ditatoriais, p. 23-41. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30913.

    Nota de publicação

    ROMÃO DE FREITAS OLIVEIRA, Bruno; WYNY SILVA SOL, Deborah; CÉLIO SOARES, Paulo. RESISTÊNCIAS FEMININAS DURANTE A DITADURA MILITAR DE 1968 A 1974 EM VOLTA REDONDA. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, ago. 2023. Disponível em: http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2944. Acesso em: 15 fev. 2024.

    Área de notas

    Nota

    Na pasta 6 é possível identificar uma incoerência nas datas das cartas em relação aos acontecimentos abordados.

    Nota

    Veja também os depoimentos concedidos por Jessie Jane Vieira de Souza e Colombo Vieira de Souza Júnior para a Comissão Municipal da Verdade de Volta Redonda em 2014. Disponível em: http://cemesf.vr.uff.br/textos/depoimentos-jessie-jane-vieira-de-sousa-e-carlos-colombo-vieira-de-sousa-junior/.

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Conjunto documental organizado e descrito por Vânia R. P. de Miranda e Roberta de Moura Botelho com a colaboração da estagiária voluntária Flávia Recabarren de Castro, entre março e abril de 2005.

        Área de ingresso