Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1927-1958 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
1,90 metros lineares de documentos textuais (74 pastas-arquivos), 130 livros, 33 folhetos, 76 fotografias, 16 negativos, 1 planta, 1 cartaz, 1 partitura, 7 mapas, 19 títulos de periódicos e 4 rolos de microfilmes.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Miguel Costa nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1885, e imigrou para o Brasil em 1892 com sua família. Inicialmente, moraram na Fazenda Pau d'Alho, em Piracicaba e, após cinco anos, foram para a cidade de São Paulo. Aos 15 anos, Miguel Costa ingressou no Corpo de Cavalaria da Força Pública. Em 1910, foi promovido a oficial e, em 1922, chegou à patente de major após sucessivas promoções. Participou dos levantes de 1924 e integrou a Coluna Miguel Costa-Prestes a partir de 1925, ano em que também foi expulso da Força Pública. Posteriormente, exilou-se na Argentina, onde iniciaram-se as articulações para o movimento de 1930 para o qual Miguel Costa foi convidado a chefiar as forças vindas do Sul e que tomariam São Paulo - o Destacamento Miguel Costa com doze mil homens do Exército e das Brigadas do Rio Grande do Sul e do Paraná. Após a vitória do movimento em outubro, Miguel Costa foi nomeado Secretário da Segurança Pública em São Paulo. Ainda no final de 1930, ajudou a fundar a Legião Revolucionária de São Paulo que, posteriormente, se transformou no Partido Popular Paulista, no ano de 1932. Em 1931, pediu sua exoneração dos cargos públicos que ocupava. Já em julho de 1935, partidário da Aliança Nacional Libertadora, foi preso e ficou sob custódia durante um ano e oito meses. Foi casado três vezes: Benedita Laura de Campos, com quem teve três filhos; Felícia Perfecto e Euridina de Moraes, com quem teve mais dois filhos. Faleceu em São Paulo em 2 de setembro de 1959 com 74 anos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A documentação apresenta dois momentos de acumulação: o primeiro, foi feito pelo titular e reflete a sua posição de liderança no meio militar; já no segundo momento, foi reunida por seu filho, após a morte de Miguel Costa, com a intenção de escrever sobre a trajetória militar e política de seu pai. Por esta razão, o fundo possui grande quantidade de depoimentos recolhidos entre ex-combatentes. O conjunto documental chegou ao AEL e foi organizado com apoio da FAPESP em 1990, sob a coordenação de Elaine Zanatta. O inventário foi revisto e ampliado em 2002 e a documentação foi microfilmada em 2008.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Miguel Costa Júnior em 1990.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne documentos pessoais e correspondência familiar relativos ao período de exílio na Argentina. Traz documentos relativos à Legião Revolucionária, à Força Pública e à sua atuação nos movimentos políticos, incluindo a Coluna Miguel Costa-Prestes.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
O conjunto documental foi organizado em cinco séries: 1) Correspondência, 2) Documentação Pessoal, 3) História dos Movimentos, 4) Homenagens Póstumas e 5) Produção Intelectual, com suas respectivas subséries. O conjunto também agrega documentos anexos tais como cartazes, folhetos e periódicos.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
Consulte as normas do AEL.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Localização de originais: null; Localização Física: Acervo: Sala 1, Sala 2 e Sala 4
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
01/10/2002
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1º de outubro de 2002.