Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1941-1961 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
10 rolos de microfilmes
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
O Escritório de Serviços Estratégicos (em inglês Office of Strategic Services; abreviadamente, OSS) foi o serviço de inteligência dos Estados Unidos criado durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e um predecessor da atual Agência Central de Inteligência (em inglês Central Intelligence Agency; abreviadamente, CIA). O OSS foi formado para coordenar as atividades de espionagem entre os ramos das Forças Armadas dos Estados Unidos. Outras funções do OSS incluíam o uso de propaganda, subversão e planejamento pós-guerra.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação da Biblioteca Octávio Ianni, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp (Projeto FAP/Livros), em 20 de julho 2011.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A coleção, parte XIV, traz relatórios produzidos pelo Escritório de Serviços Estratégicos (OSS) e pelo Departamento de Estado de Inteligência dos Estados Unidos sobre diversos países da América Latina. São relatórios produzidos durante a Segunda Guerra Mundial e a primeira década e meia da Guerra Fria, pelas agências de inteligência e estratégia dos Estados Unidos, sobre a situação dos países latino-americanos no que diz respeito às suas condições sociais, políticas, culturais e econômicas. Estes relatórios serviram para fundamentar as decisões de política externa americana no período.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Rolo I ao IV: América Latina; Rolo IV ao V: Argentina; Rolo VI: Bolívia e Brasil; Rolo VII: Caribe e Chile; Rolo VIII: Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador e El Salvador; Rolo IX: Guatemala, Guiana Inglesa, Haiti, Honduras, Jamaica, México e Nicarágua; Rolo X: Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre
Condiçoes de reprodução
Consulte as normas do AEL.
Idioma do material
- inglês
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Listagem de publicações na Sala de Pesquisa do AEL. Catálogo da coleção disponível na University of Wisconsin-Madison Libraries: https://search.library.wisc.edu/catalog/999513801002121
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Localização de originais: null; Localização Física: Acervo: Sala 4 (OSS MR/0001-MR/0010)
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Coleção catalogada na Base Acervus - Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), disponível em: https://acervus.unicamp.br/acervo/detalhe/963965.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
18/04/2016
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Maria Dutra de Lima, técnica da Seção de Processos Técnicos e Atendimento do AEL, em 18 de abril de 2016.