Fundo PO - Paulo Ottoni

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL PO

Título

Paulo Ottoni

Data(s)

  • 1956-2003 (predominante 1965-1998) (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

1.753 documentos textuais (474 livros, 99 títulos de periódicos e 85 folhetos), 86 documentos iconográficos (51 cartazes, 16 cartões-postais, 15 ilustrações, 3 plantas e 1 fotografia), 19 documentos sonoros (fitas cassete).

Área de contextualização

Nome do produtor

(1950-2007)

Biografia

Paulo Roberto Ottoni nasceu no distrito de Sousas, interior do estado de São Paulo, em 23 de outubro de 1950. Graduou-se em Linguística (1972-1977) e Ciências Sociais (1972-1979) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Licenciatura em Francês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Oswaldo Cruz (1980-1984). Cursou mestrado (1983-1984) e doutorado (1985-1990) em Linguística pela UNICAMP. Durante o mestrado, foi professor de leitura em francês, além de ter trabalhado em um grupo de estudos do idioma pela mesma universidade. Entre 1995-1998, atuou como representante do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP na comissão de graduação do mesmo instituto. Realizou seu Pós-Doutorado (1999-2000) na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, na França. De volta à UNICAMP, ingressou como professor associado e titular do IEL, atuando nas áreas de teoria, prática e ensino da tradução. Coordenou diversos projetos de pesquisa sobre leitura e tradução da obra do filósofo franco-argelino Jacques Derrida (1930-2004), entre os anos de 1997 e 2003. Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz" pela Universidade. Faleceu em 9 de fevereiro de 2007.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Procedência

Doação de Paulo Ottoni na década de 1990, e oficializada em 22 de agosto de 2002.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentação reflete o interesse de Paulo Ottoni em compreender a inserção dos homossexuais na sociedade, bem como sua própria observação e militância no movimento homossexual. Reúne trabalhos acadêmicos sobre homossexualidade e prostituição masculina em Campinas, manuscritos, relatórios, documentação sobre assassinatos de homossexuais, cópia de processos criminais, material sobre o “I Encontro Brasileiro de Homossexuais” (1980), estudos, artigos de jornais e revistas, além de correspondência. Também inclui importante coleção de livros e periódicos sobre temas como homossexualidade, literatura e cinema.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

O conjunto documental foi organizado em nove grupos: 1) Formação Profissional e Acadêmica, 2) Atividades Profissionais, 3) Participação em Congressos, Simpósios e Eventos, 4) Participação em Clubes e Associações, 5) Produção Textual, 6) Relacionamentos Pessoais, 7) Controle Financeiro, 8) Prevenção e Tratamento de Saúde e 9) Atividades Artísticas e Culturais, com seus respectivos subgrupos e séries; além de três dossiês ligados diretamente ao fundo: 1) Processo Criminal contra Luiz Carlos Santos Moraes, 2) Processo Criminal contra Nelson Coral, Paulo Roberto Soares Pacheco e Wladimir Solha e 3) Coletânea de Material Jornalístico. Contém ainda documentos anexos como livros, folhetos e periódicos.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Inventário disponível mediante solicitação pelo e-mail aeldigit@unicamp.br.

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

PO pastas 1-36

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL outros conjuntos relacionados ao movimento LGBT: Grupo Ação Lésbica Feminista (GALF), Grupo Outra Coisa – Ação Homossexualista, Grupo SOMOS, Identidade – Grupo de Luta pela Diversidade Sexual, João Antônio Mascarenhas, Mo.Le.Ca. e Turma OK.

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

O material bibliográfico (livros, folhetos e periódicos) encontra-se catalogado na Base Acervus – Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), disponível em: https://acervus.unicamp.br/.

Nota

Documentos dos quais não foi possível identificar o contexto de produção/acumulação, foram acondicionados em uma pasta ao final do fundo (PO pasta 36).

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

01/10/2002 (criação)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Conjunto documental organizado por Gabrielle Alessandra de Paula (Bolsista de Auxílio Social/SAE) sob orientação de Lívia Cristina Corrêa e Tainá Guimarães Paschoal, e supervisão de Silvia Rosana Modena Martini, técnicas da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL. Descrição arquivística elaborada por Gabrielle Alessandra de Paula.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados