IBOPE - Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística.

IBOPE - Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística.

Dados sobre a evolução da apuração de audiência de TV:
A metodologia audiência domiciliar - flagrante, consiste na apuração do que estava sendo assistido no domicílio no momento da visita do pesquisador em cadernos. Foi utilizada para audiência de televisão de 1954 até 1990.
Em 1969 iniciou-se a implantação dos tevêmetro ("Audímetro" medição de audiência à distância): metodologia utilizada pela empresa Audi-TV, que teve seus dados computados primeiramente nos relatórios da cidade de São Paulo publicados a partir de 1970.
Em 1985 foi implantada a medição de todos os aparelhos de TV do domicílio pesquisado, abrangendo assim de maneira mais eficaz o comportamento de audiência de toda família em vez de um único aparelho.
Em 1988, o IBOPE finaliza o desenvolvimento do aparelho peoplemeter DIB I, utilizado para medição de audiência nos domicílios, com uma tecnologia exclusiva e que possibilitou a coleta, processamento e disponibilização dos dados de audiência em tempo real, implantando-o numa amostra de domicílios na Grande São Paulo. Esta metodologia foi estendida ao Rio de Janeiro em 1991.
Em julho de 1992, ocorreu a substituição definitiva do antigo sistema de coleta de audiências individuais (cadernos) por sistema de coleta por peoplemeter na região da Grande São Paulo, quando foi emitido o 1º relatório baseado exclusivamente em dados emitidos pelos aparelhos.