Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Entrevista feita aos profs. Paulo Sérgio Pinheiro e Marco Aurélio Garcia pelo prof. Sidney Chaloub. Falaram aqueles sobre a constituição do AEL. Teve também a participação de Marisa Zanatta, ex diretora do AEL.
A professora Ângela Araújo, então diretora do AEL, apresenta aos funcionários do arquivo um breve histórico acerca da vida pessoal e atuação de Luiz Carlos Prestes na política brasileira, desde os movimentos tenentistas da década de 20 até sua morte na década de 80.
Mesa de Abertura do eventocomemorativo de 30 anos do Arquivo Edgard Leuenroth, com a presença do seu diretor, prof. Marcelo Ridenti, diretor do IFCH, prof. Rubem Murilo Leão Rego, prof. Daniel Hogan (pró-reitor de pós-graduação, prof. Carlos Henrique de Brito Cruz (reitor da Unicamp). Temas: história, equipe de trabalho e acervo documental do AEL e a edificação da nova sede. Nas 2 mesas seguintes, aborda-se a historiografia brasileira e a importancia do AEL, com a presença de seus fundadores e discute-se o anarquismo e as pesquisas realizadas no AEL.
Mesa 1 inicialmente composta por 5 membros nao contou com a participação dos profs. Osvaldo Coggiola e Dainis Karepovs, contou com os profs. Sérgio Silva e José Antônio Segatto discutiu-se sobre a esquerda no Brasil. Mesa 2 composta pelos profs. Olga Von Simson, Maria Clementina, Marcos Napolitano, Cristina Cãmara e Ana Paula Palamartchuk debateram cultura e Movimentos Sociais.