Mobília: mesas, cadeira, marquesas, estruturas de cama, baú entre outros.
A coleção reúne registros fotográficos, em sua grande maioria, de autoria de Stanley J. Stein, que retratam fazendas de café, aspectos do município de Vassouras (RJ) e seus arredores, bem como algumas das pessoas entrevistadas por ele. As imagens foram produzidas entre os meses de setembro de 1948 e novembro de 1949, enquanto o pesquisador esteve no Brasil. Parte dessas imagens integram um álbum que acompanha sua tese de doutorado e outras foram publicadas nas várias edições de Vassouras: um município brasileiro do café, 1850-1900. Tendo em vista a disposição das fotografias no álbum e nas edições do livro de Stein, a coleção foi arranjada de maneira que a organização feita pelo autor pudesse ser preservada. Também integra a coleção uma bobina de arame sonora contendo gravações de jongos (danças afro-brasileiras).
Sans titreProspecto com o plano de uma estrada de ferro, com ilustrações nas margens laterais. Os títulos dizem: "Grande Sociedade Nacional. Plano de huma estrada de ferro desde o município da corte até a villa de Rezende".
Estação de trem Sant'Anna, atual Estação Fernandes Pinheiro, rios e vegetação ao redor da estação de onde sai um trem. Na parte inferior, a legenda está escrita em quatro idiomas e diz: Brasil e Estrada de ferro Dom Pedro II.
Ponte do rio Pirahy, próximo a estação Barra do Pirahy. No rio uma embarcação, nas margens construções. Na parte inferior, a legenda está escrita em quatro idiomas e diz: Brasil e Estrada de ferro Dom Pedro II.
Vista panorâmica de Barra de Pirahy. Na parte inferior, a legenda está escrita em quatro idiomas e diz: Brasil e Estrada de ferro Dom Pedro II.
Trecho da Estrada de ferro Dom Pedro II. Na parte central uma ponte, a estação, o rio, serras e o trem saindo da estação. Na parte inferior, a legenda está escrita em quatro idiomas e diz: Brasil e Estrada de ferro Dom Pedro II.
Estação de trem "Rodeio", em Vassouras.
Estação de Vassouras. Ao fundo o rio Paraíba. Na parte inferior, a legenda está escrita em quatro idiomas e diz: Brasil e Estrada de ferro Dom Pedro II.
Planta topográfica da estrada de ferro D. Pedro II, de Belém até os Mendes.
