Visualizar impressão Fechar

Mostrando 5 resultados

Descrição arquivística
Fundo
Visualizar impressão Visualizar:

Quilombhoje Literatura

  • BR SPAEL QHL
  • Fundo
  • 1978-2022

O conjunto é constituído por documentos textuais, periódicos, correspondência, cartazes, banners, manuscritos, atas, documentação administrativa, fotografias e materiais audiovisuais que ajudam a contar a história de 44 anos de existência de uma publicação importante de intelectuais negros e negras, da história da literatura negra brasileira, de suas articulações nacionais e internacionais, compondo um diálogo com diferentes movimentos negros no Brasil e no exterior.

Quilombhoje Literatura

Mariza Corrêa

  • BR SPAEL MRC
  • Fundo
  • 1971-2013

O conjunto reúne registros audiovisuais, documentos textuais e bibliográficos que registram a trajetória profissional e acadêmica de Mariza Corrêa e, com essa, uma parte da história e desenvolvimento da antropologia brasileira. Contém documentos pessoais, teses e dissertações da titular, assim como de seus colegas e orientandos, livros raros e gravações de reuniões, seminários e depoimentos de importantes intelectuais das ciências sociais nacionais e internacionais, como Claude Lévi-Strauss, Margaret Mead, Marilyn Strathern, Peter Fry, Florestan Fernandes, Manuela Cunha, Ruth Cardoso, Fausto Castilho, Wanderley Guilherme dos Santos, entre outros. Constam, ainda, documentos administrativos, projetos, arguições e pareceres acumulados pela titular no exercício de suas funções ao longo de sua carreira, ambos na Universidade e na Associação Brasileira de Antropologia.

Mariza Corrêa

Maria Isabel Baltar

  • BR SPAEL MBR
  • Fundo
  • [1982-2008]

O conjunto é composto pela documentação produzida e acumulada por Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues no decorrer de suas atividades acadêmicas e profissionais, com ênfase na sua atuação enquanto pesquisadora do Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Unicamp. Contém livros, manuscritos e material jornalístico sobre temas relacionados ao trabalho feminino, aos direitos reprodutivos das mulheres e, em particular, às iniciativas pela descriminalização do aborto.

Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues

João Luiz Machado Lafetá

  • BR SPCEDAE BR UNICAMP IEL/CEDAE JLL
  • Fundo
  • 1960 - 1996

O fundo é composto por documentos produzidos pelo titular no exercício de suas atividades, sobretudo como professor e crítico literário.
Dentre os documentos que se referem à atuação de João Luiz Lafetá na Unicamp e na USP, verificam-se ementas de cursos, planos de aulas, bibliografias, listas de presença, dissertações, teses, arguições etc. Sobressai neste conjunto a documentação que atesta sua participação na criação do Instituto de Estudos da Linguagem, em especial do Departamento de Teoria Literária.
A documentação relacionada às demais atividades de Lafetá inclui os diversos estudos sobre literatura brasileira, entre os quais se destacam aqueles sobre a obra crítica e poética de Mário de Andrade, os ensaios sobre a poesia de Ferreira Gullar, sobre os romances de Graciliano Ramos e sobre os contos de Rubem Fonseca e Autran Dourado, além de Carlos Drummond de Andrade e Cyro dos Anjos. Observa-se, ainda, o diálogo mantido ao longo de anos não só com Antonio Candido, orientador de seu mestrado e doutorado, mas com Alfredo Bosi, José Miguel Wisnik, Ligia Chiappini, Roberto Schwarz, Modesto Carone, Antonio Arnoni Prado, Davi Arrigucci Jr., Alcides Villaça e que se encontra registrado em cartas, em versões de artigos acadêmicos, em cópias de textos compartilhados, dentre outros.
Os documentos relacionados à sua vida pessoal se limitam ao registro de algumas poucas fotografias, discos e documentos identitários.
A biblioteca do titular é composta por cerca de 2600 volumes onde se observa uma concentração de títulos relacionados aos aspectos da literatura que abordou em seus estudos e às áreas que se dedicou, como literatura brasileira, crítica, história, sociologia, política, religião, filosofia, estética, cinema, psicanálise, linguística e artes. Grande parte dos volumes possui marginália e grifos de Lafetá.

LAFETÁ, João Luiz Machado

Benedito Evangelista

  • BR SPAEL BNE
  • Fundo
  • 1902-2000

O conjunto é constituído, em sua ampla maioria, pelos documentos provenientes da luta judicial pela posse do terreno onde funcionou o Colégio São Benedito de Campinas, que durou quase 60 anos. Contém: autos distribuídos, acórdãos diversos, ações de despejo, publicações em Diários Oficiais, petições, entre outros. Existem, também, documentos do próprio colégio, tais como: fotografias, estatuto, boletins, balancetes, lista de alunos, atas, balancetes e lista de membros da Federação Paulista dos Homens de Cor. O acervo conta, ainda, com documentos relacionados ao movimento negro, como jornais do MNU e Comunidade Negra, e alguns documentos pessoais de Benedito Evangelista, tais como: certidão de nascimento, de casamento, de aposentadoria, de óbito e carteira profissional.

Benedito Evangelista