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Leon Hirszman Subgrupo
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01 Saga Filmes Ltda

  • BR SPAEL LH-PRD-SAGA
  • Subgrupo
  • 1970 - 1985
  • Parte deLeon Hirszman

Leon Hirszman e Marcos Ney Silveira de Farias compram de João Pedro de Andrade, no ano de 1966, a Saga Filmes Ltda, produtora que chegou a produzir vários filmes, sendo Garota de Ipanema, Nelson Cavaquinho e São Bernardo, dirigidos por Leon Hirszman. Devido a conjuntura política do país, São Bernardo acabou sendo interditado pela censura, fato que determinaria a quebra da Saga Filmes. Após sua liberação e lançamento, para agravamento da situação, o filme - oprimeiro a ser distribuído pela Embrafilme- foi mal distribuído, chegando até mesmo a nem ser exibido em grandes praças, como na cidade de Campinas - SP, além do fato de ter sido classificado como cult - movie, o que contribuiu para sua baixa bilheteria. Sem recursos para saldar as dívidas, a produtora faliu. No ano de 1977 a Saga Filmes sai de seu período de quebra, mas Leon passa a produzir seus filmes em outra produtora, a Leon hirszman Produções.

Leon Hirszman

02 Leon Hirszman Produções

Fundada no ano de 1968, conforme expedido de anotação de firma individual, a Leon Hirszman Produções, localizada inicialmente na rua Senador Dantas, nº- 20 e posteriormente na rua Marechal Mascarenhas de morais, nº- 180, ambas na cidade do Rio de Janeiro, teve grande parte de sua operação realizada na década de 1980, chegando a produzir os seguintes filmes: "Cantos do trabalho: Cacau, Cantos do trabalho: cana de açucar, ABC da Greve, Eles não usam black tie, Imagens do Inconsciente", todos dirigidos por Leon Hirszman.

Leon Hirszman

Maioria Absoluta

  • BR SPAEL LH-DIR-MA
  • Subgrupo
  • 1963; 1982 - 1985
  • Parte deLeon Hirszman

Documentário produzido em 1964, 18 minutos, 35mm, p&b, rodado no Rio de Janeiro, Paraíba e quase em sua totalidade em Pernambuco, aborda a questão do analfabetismo e da fome no Brasil, sobretudo no campesinato nordestino brasileiro. Ficou censurado quase vinte anos, sendo liberado apenas em 1982. Em 1984, participou e ganhou o 1ºprêmio de Filme Brasileiro de Curta Metragem. No exterior, concorreu e ganhou os seguintes prêmios: Vina del Mar, Chile 1965 (melhor documentário); Oberhausen, Alemanha, 1966 - Premio Joris Ivens e Sestri Levante, Itália 1966. Entre os documentos encontra-se toda a documentação relativa a participação no 1º Prêmio de Filme Brasileiro de Curta Metragem, a Lista de Diálogos, o Diário de Filmagens ou Livro de Planos, fotografias e outros.

Leon Hirszman

Garota de Ipanema

  • BR SPAEL LH-DIR-GI
  • Subgrupo
  • 1967, 1982, 1985-1986
  • Parte deLeon Hirszman

Produzido no ano de 1967, ficção, 90 minutos, colorido, Garota de Ipanema é a trama de um romance carnavalesco, tendo como protagonista Márcia Rodrigues. O subgrupo é composto pelos documentos produzidos e acumulados na produção do filme: convite, relatório, nta fiscal e fatura de bilheteria, informe de película danificada, expedido pela Embrafilme, autorização para retirada de todas as cópias do filme depositadas na Embrafilme, autorização para uso das imagens do filme, sinopse e por fim, dois artigos jornalísticos sobre o filme, sendo um publicado na imprensa nacional e outro internacional.

Leon Hirszman

Nelson Cavaquinho

Produzido no ano de 1969, documentário, 18 minutos, 35 mm, p&b, Nelson Cavaquinho, então com 59 anos de idade, é o personagem cntral do documentário que leva seu nome como título. Considerado um dos grandes compositores da história da música brasileira, compôs diversos clássicos da música brasileira com a parceria de Guilherme de Brito e Alcides Caminha. Entre eles, Ninho Desfeito, Depois da Vida, Luz Negra. O documentário é um registro do cotidiano do compositor. Algumas cenas foram obtidas em sua casa, no Bangu, zonz norte da cidade do Rio de Janeiro. O subgrupo documental é formado apenas por documentos administrativos e financeiros correspondentes a pós -produção do filme. Não constam documentos relacionados ao período em que foi produzido.

Leon Hirszman

São Bernardo

Produzido no ano de 1972, ficcção, 111 minutos, 35 mm, colorido, ambientado em Viçosa -AL, o filme São Bernardo foi adaptado da obra homônima de Graciliano Ramos.
Elenco formado por Othon Bastos, Isabel Ribeiro, Vanda Lacerda, Nildo Parente, Mário Lago, Josef Guerreiro, Rodolfo Arena, Jofre Soares, José Labanca, José Policena e Andrey Salvador. Música de Caetano Veloso, criada a partir do canto do trabalho Rojão do Eito. Embora muito premiado, esse foi o primeiro filme distribuído pela Embrafilme e o último filme produzido pela Saga Filmes, pois por meses permaneceu proibido pela Censura, fato que segundo a crítica especializada e depoimento de Leon Hirszman, contribuiu para a falência da produtora.

Leon Hirszman

Megalópolis

Produzido no ano de 1973, documentário, 12 minutos, 35 mm, colorido, sob encomenda do Departamento do Filme Educativo do Instituto Nacional de Cinema (INC), tendo com companhia produtora delegada, a Terra Filmes. Concebido para o público universitário e filmado no eixo Rio - São Paulo, devido a consolidação do parque industrial desses dois estados, aborda aquestão do crescimento dos grandes centros de maneira crítica e didática. Ocrescimento desenfreado das grandes cidades, o cotidiano do homem urbano, a baixa qualidade de vida nos grandes centros urbanos e a degradação pela qual passa o homem moderno, são os temas centrais desse documentário. Direção de Leon Hirszman, direção de produção de Max Lopes Chaves, roteiro de Bertha Becker, fotografia de Luis Carlos Saldanha, edição de Nello Melli, arte de Régis Monteiro e narração de Paulo César Pereio.

Leon Hirszman

Ecologia

Produzido no anod e 1973, documentário, 13 minutos, 35 mm, colorido, sob encomenda do Departamento do Filme Educativo do Instituto Nacional de Cinema (INC), tendo como companhia produtora delegada a Terra Filmes. Realizado após a I Conferência sobre o Meio Ambiente das Nações Unidas em Estocolmo (1972), o filme Ecologia, de temática bastante inovadora para a época foi rodado em São Paulo e Rio de Janeiro e aborda o tema de maneira bastante didática, pois foi concebido para o público ginasiano. Pode se considerado atual, pelos temas ainda em debate pela sociedade, tais como os desmatamentos florestais, a extinção de espécies animais, o esgotamento e a busca de novas fontes de energia. Direção de Leon Hirszman, direção de produção de Max Lopes Chaves, roteiro de Mauro Fernandes Argento e Jorge Soares Marques, supervisão científica de Jorge Xavier da Silva e Maria Luísa F. Pereira, fotografia de Luiz Carlos Saldanha, edição de Nello Melli, arte de Régis Monteiro e narração de Paulo César

Leon Hirszman

Cantos do trabalho: Mutirão

Produzido no ano de 1975, documentário, 12 minutos, 35 mm, colorido, realizado pelo Departamento de Assuntos Culturais do Ministério da Educação e Cultura DAC - MEC. Objetivou captar as relações entre o chamado mutirão e os cantos e festejos que o acompanham. Além de registrar o apanhada da diversidade musical do Brasil, especificamente na região de Viçosa - AL, buscou didaticamente apresentar os mutirões e evidenciar as diferenças entre si, além do registro peculiar que já objetivava em seu projeto de filmagem, que era o de mostrar a "unidade do povo quando enfrenta certos tipos de trabalho". Produção executiva e direção de Leon Hirszman, assessoria e texto de Vicente Salles, fotografia e câmara de José Antonio Ventura,assistente de câmara e som Francisco Balbino, montagem de Raul Soares, locação em Châ Preta, Alagoas, laboratório de imagens Revela (SP), estúdio de som Tecnisom (RJ) e trucagens da Movedoll (SP).

Leon Hirszman

Cantos do trabalho: Cacau

Produzido no ano de 1975, documentário, 11 minutos, 16 mm ampliado para 35 mm, clorido, o filme objetivou captar as relações entre o trabalho coletivo, em específico dos trabalhadores cacaueiros do estado da Bahia, e os cantos e festejos que o acompanham. Além de registrar o apanhado de diversidade musical do Brasil, em específico em Itabuna - BA, buscou também registrar o que já objetivava em seu projeto de filmagem, que era o de mostrar a "unidade do povo quando enfrenta certos tipos de trabalho", neste caso o de lavrar a terra. Produzido pela Leon Hirszman Produções, direção de Leon Hirszman, fotografia de José Antônio Ventura, montagem de Raul Soares, som direto Francisco Balbino, narração de Ferreira Gullar, coordenação final de Marcos Farias, laboratório de imagem Líder (RJ) e estúdio de som Tecnisom (RJ).

Leon Hirszman

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