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IBOPE Série
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Serviço X Nacional

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-SXN
  • Série
  • 1947-1962
  • Parte deIBOPE

Apresenta pesquisas similares às da série Serviço X, inclusive de audiência de rádio, porém com resultados gerais e que aferem, além de São Paulo e Rio de Janeiro, outras cidades brasileiras. A série traz ainda, nos primeiros volumes, pesquisas encomendadas pelos clientes interessados em apurar questões específicas para uso próprio com os mais variados objetivos. Os temas abordados variam desde consumo e comportamento, a maior parte, até assuntos políticos e administrativos.
Aferem as cidades de: Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Santos, Distrito Federal, Tupã, Caçapava e Bauru.

IBOPE

Serviço X

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-SX
  • Série
  • 1943-1951
  • Parte deIBOPE

Estudos utilizados como instrumento de orientação para o mercado de consumo, cujas pesquisas visam avaliar os principais hábitos dos consumidores em relação a: Produtos de beleza (água de colônia, batom, creme de beleza, esmalte de unha, pó de arroz, rouge, sabonete, loção e fixadores de cabelo, brilhantina, etc); produtos farmacêuticos (analgésicos, fortificantes, xaropes, laxantes, colírio, etc); produtos de higiene (cera, sabão, saponáceo, creme dental, sabonete, etc); eletrodomésticos (rádio, aspirador de pó, refrigerador, etc); produtos alimentícios (óleo, café, doce, extrato de tomate, manteiga, gelatina, etc.); outros: jornais e revistas. Observa-se ainda a existência de pesquisas intituladas Folha de Cotação Média das Estações de Rádio, serviço destinado aos pequenos anunciantes de rádio que determina o número médio absoluto de ouvintes de cada estação na cidade de São Paulo entre 1944 e 1946.
As pesquisas foram realizadas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

IBOPE Opinião.

Serviço de Pesquisa entre Consumidores

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-SPC
  • Série
  • 1952-1971
  • Parte deIBOPE

Os relatórios trazem pesquisas diversificadas, assim classificadas: Grupo I – Produtos de toucador, Grupo II – Produtos farmacêuticos, Grupo III - Produtos domésticos e alimentícios, seguidas de pesquisas de circulação de jornais e revistas e audiência de rádio. Apresentam comentários elucidativos sobre a amostra pesquisada, relacionando-a aos levantamentos socioeconômicos realizados pelo IBOPE. Constitui um cenário dos costumes da época onde são encontrados registros de loção e óleo para cabelos, pó de arroz, rouge, etc, trazendo-nos à lembrança produtos que marcaram época como o fortificante Calcigenol, o regulador Xavier, a Brilhantina e o sabão em pó Rinso.
As pesquisas foram realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

IBOPE - Opinião

USICA Study (Veículos de Comunicação)

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-PE-US
  • Série
  • [1984]
  • Parte deIBOPE

Conhecido também por Projeto USICA, apresenta relatórios de pesquisas com o objetivo de levantar junto à população em estudo opiniões relacionadas a veículos de comunicação e a divulgação de assuntos políticos e econômicos sobre o Brasil. A análise é feita através de perguntas sobre hábitos de leitura de jornais e revistas e preferências por emissoras de rádio e televisão nacionais e estrangeiros. Os resultados apresentam-se em quadros estratificados pelas variáveis sexo, idade, ocupação e grau de instrução.

IBOPE-Opinião

Análise de Imagem da Petrobrás

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-PE-PTR
  • Série
  • 1986-1991
  • Parte deIBOPE

Pesquisas de opinião encomendadas pela Petrobrás, que visam sobretudo a análise da imagem da empresa e as quais propagam-se para temas variados. Encontram-se pesquisas para aferir o prestígio da Petrobrás junto à população, relatórios com levantamentos de subsídios para planejamento de comunicação social e avaliações sobre propagandas, produtos oferecidos e patrocínios efetuadas pela empresa, bem como o reconhecimento da marca BR. Há também relatórios com levantamentos de opinião da população sobre postos de abastecimento (em particular os da Petrobrás), sobre o preço da gasolina e as razões que justificam os aumentos, sobre o monopólio da Petrobrás no ramo petrolífero e até pesquisas sobre greves de petroleiros e ações da empresa em relação à preservação ambiental.
As pesquisas foram realizadas nas seguintes cidades e regiões, entre outras: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e adjacências, Brasília, Manaus, Natal, Rio de Janeiro.

IBOPE Opinião

Preferências musicais

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-PE-PM
  • Série
  • 1967-1973; 1984; 1987-1989
  • Parte deIBOPE

Relatórios de pesquisas sobre preferências musicais, cuja maioria visa levantar junto ao universo em estudo opiniões relacionadas à preferência de música, que são apresentadas em lista que compõe a pesquisa. Há também pesquisas de mercado sobre estilo musical, sobre as músicas mais tocadas nas rádios (AM e FM) e TV, preferência de cantores e conjuntos e uma pesquisa de interesse pelo frevo e seus intérpretes.
Abrangem as seguintes cidades e adjacências: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo.

IBOPE Opinião

IBM

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-PE-IBM
  • Série
  • 1981-1987
  • Parte deIBOPE

Pesquisas de opinião encomendadas pela International Business Machines Corporation (IBM), visando sobretudo a análise da imagem da empresa, mas que propagam-se para temas variados. Encontram-se, por exemplo, pesquisas para avaliar a credibilidade dos anúncios, a satisfação dos usuários e clientes, a posse de máquinas de escrever e satisfação com equipamentos de processamento de dados, a motivação dos funcionários, a utilidade do catálogo de programas de aplicativos etc.
Abrangem as seguintes cidades e regiões: Americana, Aracaju, Bauru, Belém, Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Franca, Goiânia, São Paulo, Itú, João Pessoa, Joinvile, Juiz de Fora, Jundiaí, Londrina, Manaus, Maringá, Mogi-Guaçu, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Carlos, São José dos Campos, São Luís, São Paulo, Sorocaba, Sumaré, Teresina, Uberlândia e Vitória.

IBOPE Opinião

Pesquisas sobre Assuntos Políticos Administrativos

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-PE-APA
  • Série
  • [1975-1979], 1980-1996
  • Parte deIBOPE

Pesquisas ad hoc, quantitativas e qualitativas, encomendadas por políticos, gestores e entidades públicas e privadas etc., para tomadas de decisão e avaliação de ações. Permitem análises como: Intenção de votos -pesquisa realizada em prazos bastante curtos, com segmentação do eleitorado em subgrupos e detalhamento por regiões, identificam as tendências de campanhas e fatores como rejeição, potencial de voto, influência de apoios, problemas da região etc.; Estratégia política- refletem o potencial da candidatura e de alianças, auxiliando na construção de imagem, na determinação dos temas que se transformarão em propostas de governo e direcionando as estratégias de campanha; Satisfação com programas e serviços- avaliação de serviços prestados pela administração pública para continuidade, adequação ou melhorias do projeto político e consolidação da imagem do administrador; Avaliação de administrações públicas - para conhecer as expectativas da população agregando valores a projetos.

IBOPE Opinião

Pesquisas Especiais

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-PE
  • Série
  • 1943-1991; 1993-1996; 1998-1999
  • Parte deIBOPE

Agrega variados temas de pesquisas ad hoc (pesquisas feitas a partir das necessidades de cada cliente): intenção de voto e análise de governo (até 1980), imagem de pessoas e empresas, consumo, estudo de mercado e viabilidade de investimento empresarial, costumes e comportamento, sendo que algumas são estruturadas de modo a investigar mais de um propósito ao mesmo tempo. Também traz pesquisas ad hoc de rádio, televisão, jornais e revistas semelhantes às das séries do grupo mídia, mas direcionadas aos interesses específicos dos clientes. Trata-se de documentação relevante para o desenvolvimento de análises da reconstrução democrática do país, do comportamento político e social da população brasileira; do processo de constituição da cultura e identidades nacionais.

IBOPE

Levantamentos Socioeconômicos

  • BR SPAEL IBOPE-OPP-LSE
  • Série
  • 1961; 1964-1976; 1979
  • Parte deIBOPE

Para atualizar dados do censo demográfico do IBGE, o IBOPE realiza a cada dois anos, para seu próprio consumo, um levantamento socioeconômico nacional. Esses dados são utilizados para mensurar o potencial econômico das famílias residentes nos grandes centros urbanos do país e determinar as amostras das pesquisas numa estrutura de classes analítica e sensível à realidade do momento e aos diferentes comportamentos de consumo de bens, serviços e mídia. Neles especificam-se a composição da população por diferentes zonas residenciais, sexo, níveis de instrução, faixas etárias e outras variáveis.
Algumas dessas pesquisas, de acordo com a região analisada, podem indicar assistentes de emissoras específicas. Os estudos de 1961 a 1975 (LSE 001-008), em geral, possuem informações mais resumidas e num mesmo volume apresentam pesquisas de diversos locais e até pesquisas ad hoc para determinar empreendimentos comerciais; à partir do LSE 009 cada volume corresponde a uma única cidade ou região.

IBOPE

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