Série PE - Pesquisas Especiais

BR SPAEL IBOPE-OPP-PE

Pesquisas Especiais

Data(s)

• 1943-1991; 1993-1996; 1998-1999 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

141 volumes contendo relatórios de pesquisas encadernadas e 49 volumes contendo pesquisas soltas (11 metros lineares de documentos), totalizando 2.531 relatórios de pesquisa, parcialmente reproduzidos em 68 rolos de microfilmes 16mm.

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

Agrega os mais variados tipos e temas de pesquisas ad hoc (pesquisas feitas a partir das necessidades de cada cliente): intenção de voto e análise de governo (até 1980), imagem de governo e empresas, consumo, estudo de mercado e viabilidade de investimento empresarial, costumes e comportamento, sendo que algumas são estruturadas de modo a investigar mais de um propósito ao mesmo tempo. Também traz pesquisas ad hoc de rádio, televisão, jornais e revistas semelhantes às contidas nas séries do grupo mídia, mas direcionadas aos interesses específicos dos clientes.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Constituída por pesquisas encadernadas procedentes da primeira remessa enviada ao AEL em 1989 e por relatórios de pesquisas soltos que chegaram em 1999 e que permitiram a continuidade da mesma. A diversidade do material é grande e, além do foco em empresas e instituições, as pesquisas apresentam a opinião de um público específico. Essa abrangência - que fornece informações extremamente ricas a respeito do público entrevistado e do contexto que se insere – dificulta a identificação de uma característica comum que definiria melhor os critérios de inclusão das mesmas em uma série específica: consumo, comportamento ou saúde, por exemplo. Para que não se perdessem as informações inseridas nesses relatórios há listagem do material que registra período e região pesquisada, título e objetivo da pesquisa. Nesse sistema, entretanto, os itens documentais relativos a essa série foram agrupados, indicando-se o volume onde está localizado o relatório procurado.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Agrega variados temas de pesquisas ad hoc (pesquisas feitas a partir das necessidades de cada cliente): intenção de voto e análise de governo (até 1980), imagem de pessoas e empresas, consumo, estudo de mercado e viabilidade de investimento empresarial, costumes e comportamento, sendo que algumas são estruturadas de modo a investigar mais de um propósito ao mesmo tempo. Também traz pesquisas ad hoc de rádio, televisão, jornais e revistas semelhantes às das séries do grupo mídia, mas direcionadas aos interesses específicos dos clientes. Trata-se de documentação relevante para o desenvolvimento de análises da reconstrução democrática do país, do comportamento político e social da população brasileira; do processo de constituição da cultura e identidades nacionais.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Ordenação cronológica pela data da realização da pesquisa. Cada volume recebeu um código alfanumérico e encontram-se dispostos nas prateleiras nessa ordem.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre

Condiçoes de reprodução

Reprodução para trabalhos acadêmicos permitida em meio digital, através de microfilmes.

Idioma do material

• português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Catálogo de pesquisas, identificando período, região pesquisada, título, objetivo da pesquisa e notação do relatório.

Instrumento de pesquisa carregado

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Localização de originais: null; Localização Física: IBOPE PE 001-190, microfilmes IBOPE MR/253-MR/330

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

A partir de 1980, as pesquisas de intenção de voto, análise de governo e administração pública passam a constituir a série Assuntos Políticos e Administrativos (OPP PE-APA).

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

02/08/2006

Nota do arquivista

Organizado sob a coordenação técnica de Vânia R. P. de Miranda, com a colaboração de Neiva Gonçalves de Oliveira e Everaldo Dolensi Junior, pela Seção de Processamento Técnico do AEL.

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas