A ser preenchido
À entrada da Academia os estudantes marcavam encontro com as mucamas de suas amadas, para lhes enviarem presentes e recados transmitidos em cochichos, que só tinham por testemunhas as quitandeiras estacionadas ao longo do muro que cercava o velho convento fransciscano.
Gabinete do ReitorNas arrabaldes da cidade havia chácaras bem cultivadas pelos senhores que nelas passavam seus lazeres. esta, que vai reproduzida estaria situada para além da Várzea do Carmo; de onde se divisava, na crita do outeiro, o perfil da paulicéia de antanho. Eram lugares ideais para os namorados tecerem seus sonhos de ventura.
Gabinete do ReitorA obra se refere a uma cena que passa-se na igreja de São Francisco e apresenta a multidão dos fiéis, onde matronas em cadeiras reservadas acham-se entre fâmulos ajoelhados ou sentados pelo chão, o que dava à assistência um aspecto ondulante. Era a grande oportunidade para encontros e naomoros que se limitavam a olhares furtivos.
Gabinete do ReitorSão Paulo da garoa teve tabernas em que os poetas byronianos se juntavam para beber "esquecimento da vida". Quanto mais lôbrega tanto melhor. A imundice do lugar valia como um revide aos ultrages do mundo. A do quadro supõe-se localizada no Pátio de São Gonçalo.
Gabinete do ReitorO fundo é composto por dois conjuntos distintos denominados: "Virgens e Madonas Brasileiras" e "1830 Costumes Paulistanos" . Ambos somam 52 telas pintadas a óleo sobre tela, emolduradas em estilo.
Antônio Paim VieiraArrufos são ocorrências que estão na ordem direta da intensidade das paixões. Os amores romãnticos eram intercortados de arrufos e de rompimentos que afastavam o perigo da monotonia. A cena representada supõe-se acontecida numa sala de esquina da Rua da Boa Vista com a Rua do Imperador.
Gabinete do ReitorAinda há pouco existia, situada no Ipiranga, a Árvore das Lágrimas que serviu de estação na quadra romântica, abrigando sob sua copa almocreves, bangues, cargueiros e bestas de aluguel. Sua densa ramaria foi testemunha dos adeuses dos amigos, parentes, noivos com promessas de breve regresso. Viu ternos abraços, talvez beijos, mas com certeza muitas lágrimas.
Gabinete do ReitorA vida social da São Paulo romântica ressentia-se da falta de publicidade. Esta era exercida pelas alcoviteiras e pelos frequentadores de boticas. Os moços preferiam os assuntos amorosos. Neste quadro, pode ser visto, num quarto que abre para o Largo do Rosário, duas sinhazinhas que discorrem sobre os namoros seus e alheios. Amores de todas as categorias: secretos, públicos, incompreendidos, proibidos, venturosos, desprezados, ditosos e infelizes.
Gabinete do ReitorO teatro romântico explorava o dramalhão de capa e espada. As grandes paixões infelizes ali se desenrolavam, patéticas, arrancando dos peitos sensíveis dos amantes desditosos suspiros e lágrimas de infinita compaixão.
Gabinete do Reitor