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O fundo é composto por dois conjuntos distintos denominados: "Virgens e Madonas Brasileiras" e "1830 Costumes Paulistanos" . Ambos somam 52 telas pintadas a óleo sobre tela, emolduradas em estilo.
Sans titreA obra se refere a uma cena que passa-se na igreja de São Francisco e apresenta a multidão dos fiéis, onde matronas em cadeiras reservadas acham-se entre fâmulos ajoelhados ou sentados pelo chão, o que dava à assistência um aspecto ondulante. Era a grande oportunidade para encontros e naomoros que se limitavam a olhares furtivos.
Sans titreA obra refere-se a um recanto do Brasil central com os seus tufos de caranúbas atopetando o horizonte. A Virgem, de traços somáticos e palidez características dos habitantes daquela região, dobra-se num gesto compassivo como que a atender a uma prece. Esta linha evoca flexuosidade das palmeiras: o celebrado "talhe de palmeira" dos poetas românticos e também a complacência da carnaúba, planta utilíssima e providencial para os habitantes do sertão. A árvore bela e boa. O colo está cingido por uma manta de tecido popular. O cabelo é negro e curto, lembrando a ascendência aborígene. Os braços evocam duas palmas, os dedos pontas de folhas que se enlaçãm, e tudo se harmoniza pelo meneio característico dos palmares.
Sans titreA serenata constituía a nota lírica, por excelência, da vida romântica paulistana. Pelas horas mortas da noite os boêmios quebravam o silêncio claustral das ruas com o som lamentoso dos violões, das flautas e da voz langorosa dos seresteiros. O cenário sugere a Rua da Tabatinguera.
Sans titreMaria é representada pela figura de uma jovem, acentuadamente morena, de pele tostada. De sua cabeça, benignamente inclinada, caem madeixas de cabelo e desce um véu branco e transparente. Sua túnica segue o mesmo ritmo; e tudo se movimenta no sentido do seu olhar. Ao fundo uma cachoeira, como tantas que existem pelo Brasil, derrama a catadupa de suas águas que, rolando por sobre os penedos seguem a linha fundamental da composição. No céu, esbranquiçado pelo nevoeiro, a figura do arco-iris se esboça sobre a queda d´água de tal modo que constitue, também, a auréola da Virgem. Esta imagem exprime a Virgem das Graças que, em torrente, despeja favores sobre a multidão dos aflitos pacificando (arco-iris)seus tormentos. Nas rendas e gazes que vestem a Virgem repetem-se os mesmos motivos e transparência das águas; e nestas, por entre espumas, surgem de cor morena pedras boleadas pelo ímpeto da correnteza.
Sans titreÀ entrada da Academia os estudantes marcavam encontro com as mucamas de suas amadas, para lhes enviarem presentes e recados transmitidos em cochichos, que só tinham por testemunhas as quitandeiras estacionadas ao longo do muro que cercava o velho convento fransciscano.
Sans titreA Virgem é representada por uma caboclinha adolescente que sustena, na mão, uma orquídea lilás: Catleya loddigesii ou Harrisonuiae, por exemplo. Essa orquídea é a mais generalizada de todas e viceja até mesmo nos sítios de vegetação franzina. A Virgem tem o olhar repassado de humildade e infunde aquela modéstia característica dos roceiros, de que a linda mas singela orquídea que ostenta serve de símbolo: porque é tão discreta na forma como na cor. Ao longe divisa-se uma paisagem campestre: choça de palha entre arvoredos enfezados. Moradia de gente obscura. O sol doura, no entanto, esse remanso. É a figuração de Maria, flor de humildade e simplicidade, amando sua santa pobreza, toda material; pois que iluminada pelo sol da graça sua alma exulta na mais intensa alegria interior, que se denuncia nos seus olhos.
Sans titreO Nome "Maria" significa "estrela do mar". Os mares brasileiros são verdes. Os poetas os chamam de "VERDES MARES" (Alencar), ou cantam "esmeralda das ondas" (Vicente). O verde é a cor da esperança, o mar é, por excelência, o elemento da esperança dos que navegam e calentam no coração "esperança de porto" e salvamento" (Camões). O qualificativo de "esperança" convém, perfeitamente à Virgem Santíssima. "Esperança nossa" diz, na Salve-Rainha, a multidão de de seus devotos. A tez da Virgem é de um moreno cor de areia, e suas feições são neste caso, menos estritamente regionais. Quer isto significar que as costas brasileiras são tão extensas que abrangem várias latitudes e muitíssimas regiões diferentes. A palavra "estrela" reforça a idéia universalista porque tais astros não apresentam, como os demais, fazes ou aspectos mutáveis: sol dos trópicos, do equador, etc. As estrelas são, sempre e em toda parte, constantemente as mesmas. O sol e a lua que aparecem num céu borrascoso siginificam o
Sans titreO encontro com suas eleitas era graça, terminantemente proibida aos jovens, em nome dos bons costumes. O recurso de menor risco, era o rápido colóqui no portão dos fundos, aberto para as charnecas da várzea, ao lusco-fusco e sob a proteção da prestativa mucama.
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