O autor descreve técnica que possibilita a determinação da viabilidade apresentada por cercárias S. mansoni, da penetração em cauda de camundongos de laboratório.
UntitledO autor estuda os dados obtidos pela infecção de moluscos de Campinas e de Belo Horizonte mostrou-se mais susceptível à infecção pelo Helminto do que a população de moluscos de Campinas.
UntitledLutz, em 1918, estudou os moluscos planorbídeos encontrados no Brasil. Seu trabalho representa o marco inicial da pesquisa malacológica médica brasileira. Desde então alguns autores preocupados preocupados com a esquistossomose mansoni, estudaram a fauna planorbídica relacionada com aquela helmintíase esta comunicação analisa aspectos melancólicos que, creio, no momento, representam problemas de importância para a saúde pública. Existem no Brasil cinco gêneros de moluscos de importância médica, já assinalados: Biomphalária , Lymnaea, Oncomelania, Ampullaria, e Bullinus. A presença no Brasil de moluscos dos gêneros Oncomelania e Bulinus, como veremos mais tarde.
Untitled