Trata-se de uma palestra proferida em Garça e em Oswaldo Cruz. O autor dividiu a palestra em três partes: Como se lecionava português; A melhoria do ensino do português e a colaboração que o aluno pode prestar e De que forma pode a Faculdade de Filosofia pode auxiliar?
Conferência proferida à margem do " I Simpósio Luso-Brasileiro sobre a Língua Portuguesa Contemporânea" e se dividia em: A colaboração do aluno; A contribuição das Faculdades de Filosofia; A preparação de uma gramática moderna.
UntitledDocumentos pessoais e que atestam sua formação desde o período escolar até o acadêmico comprovantes de participação em eventos, bancas examinadoras programas de cursos ministrados, publicações científicas e técnicas da área de Lingüística, Filologia, Gramática e História do Português além de correspondências trocadas entre os professores das universidades brasileiras e de outros países, associações e alunos.
UntitledPredominam os programas de aulas e de cursos; atestados de participação em bancas de mestrado, doutorado, livre docência e concursos públicos.
UntitledA aula inaugural parte da ideia que "nem tudo na gramática é desagradável de estudar-se", e desenvolve a palestra a partir do interesse no estudo das palavras, de sua história e sua etimologia. A palestra aparece no relatório de atividades docentes de 1964, sob o título de [A etimologia e a Semântica], como aula inaugural no Ginásio Estadual de Marília em 2 de março de 1964.
UntitledTrata-se de uma conferência realizada em Duartina, segundo o relatório de atividades docentes de 1968, tinha o título de [A descrição do Português Culto e a renovação do ensino do português] na [Escola Estadual e Escola Normal " Francisco Gebara"] e seu conteúdo está relacionado ao homem e seu interesse em torno da Palavra.
UntitledTrata-se de um curso de pós-graduação em língua portuguesa, provavelmente foi ministrado no na Universidade de São Paulo com o tema: Sintaxe do verbo português. Foi dividido em duas partes: Introdução-Metodologia
UntitledTrata-se de uma palestra, realizada na [Igreja Presbiteriana], com o tema O cristão no mundo moderno. Está dividida em duas partes: A mudança de atitude se nota no mundo moderno e A mudança de atitude está colocando em questão tudo o que até aqui era considerado valor definitivo.
UntitledO programa O padrão linguístico no português do Brasil está dividido em cinco partes: Problemática da linguística aplicada ao ensino do português; Fixação da norma linguística em algumas línguas européias; Norma e correção na América Latina; A fixação do padrão brasileiro do português e O projeto da norma linguística urbana culta.
UntitledO texto "As funções do verbo português"-procedimentos parece ser uma atividade proposta pelo professor Ataliba de Castilho para a análise de verbos em livros, jornais, revistas e documentos orais.
Untitled