Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
Reúne textos de Miguel Costa Júnior, utilizados em matérias jornalísticas. Estes textos foram elaborados através de depoimentos colhidos entre ex-combatentes. Parte das anotações foram feitas em pequenos papéis e cartões, trazendo registros de uma frase ou um episódio, obtidos nos depoimentos e em pesquisas.
Reúne textos acadêmicos sobre a Coluna Miguel Costa - Prestes; documentos de registro da "Congada 1o.de Maio" do bairro Rio Abaixo, no município de Mairiporã; textos de Luiza Pessanha Camargo Bueno sobre a mulher; também textos de Everardo Dias e Carlos de Campos. Traz ainda textos do Partido Popular Reformador; Partido Agrário Nacional; Partido Republicano Progressista e os originais para a edição especial de "O Grito" de 5 de julho de 1958, com textos de Gilberto Andrade, Álvaro de Faria, Langleberto Pinheiro Soares, Ítalo Landucci, Clóvis Botelho Vieira, Hílio de Lacerda, Ibiapaba Martins, Carmelo Crispino, Miguel Costa Junior, Luiza Pessanha Camargo Branco, Gracita de Miranda, Wladimir de Toledo Piza, Luis Geraldo Toledo Machado, João Penteado Stevenson e Manaya Nunes.
Abrange o período de 7 de maio de 1930 a 6 de julho de 1959 (com apenas um documentos de 1924 e um de 1926) e seu conteúdo de maior importância é o dos telegramas das atividades da Legião Revolucionária, nos quais trocavam informações sobre estratégias militares; passagem de comandos e envio de mensagens sobre a situação política nos demais Estados brasileiros.