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Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
O conjunto documental é composto por processos judiciais relacionados à pessoas escravizadas, oriundos dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Goiás, Maranhão e Mato Grosso.
Supremo Tribunal de Justiça, Rio de Janeiro, Brasil
O conjunto reúne documentação proveniente do funcionamento e atividades da Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro, tais como estatutos, atas de reuniões, inscrição de novos associados, correspondência, registros fotográficos, recortes de jornais, recibos de pagamentos, notas fiscais, boletins financeiros, entre outros. Também é possível encontrar alguns documentos provenientes de entidades vinculadas à Sociedade, entre as quais, Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab), Escola de Samba 28 de Setembro e MOMUNES – Movimento De Mulheres Negras De Sorocaba.
O fundo reúne documentação referente ao funcionamento e atividades da Sociedade Beneficente Recreativa Princesa Isabel, tais como estatutos, registros de eventos, inscrição de novos associados, atas de reunião, contratos de trabalho, entre outros. O volume maior da documentação se refere à parte financeira e de recursos humanos.
O fundo reúne documentos textuais, iconográficos e audiovisuais referentes ao funcionamento e principais atividades da Sociedade Beneficente 13 de Maio, tais como estatutos, registros de eventos, inscrição de novos associados, comunicação interna, contratos, procedimentos jurídicos, atas de reuniões, lista de presença (do Curso de Alfabetização de Adultos), projetos estruturais da sede, reportagens, entre outros. Ainda que a fundação da Sociedade remonte à 1901 (com alteração para o nome atual em 1908), só foi possível identificar documentos com data a partir de 1940.
O conjunto reúne a documentação pessoal de Roberto Mange, sua correspondência e rico material técnico didático utilizado durante sua formação e também para ministrar aulas. Encontram-se cadernos técnicos manuscritos, planejamento e relatórios de cargos que ocupou, como o de Diretor do Departamento Regional do SENAI, e comissões das quais participou, tais como Comissão Estadual de Gasogênio, Comissão de Óleo Combustível da FIESP, entre outras. Fotografias, medalhas e condecorações também compõem o fundo.
Documentos pessoais, correspondência, cartões de Natal e postais, produção intelectual própria e de terceiros, impressos, documentação acadêmica, iconografia, periódicos e objetos.
Documentos pessoais, correspondência, cartões de Natal e postais, produção intelectual própria e de terceiros, impressos, documentação acadêmica, iconografia, periódicos e objetos.
O conjunto é composto por diversos tipos de materiais, tais como: recortes de jornais e revistas do período de 2000 a 2010, folders, cartazes, correspondência, fotografias, atas de reuniões, estatutos entre outros documentos provenientes das atividades do grupo.
O fundo Milton Barbosa reúne documentos produzidos e acumulados pelo titular do conjunto a partir do final dos anos 1960 e início de 1970. Conta com um grupo de documentos que se relacionam com a criação do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, e uns poucos documentos dos anos subseqüentes, incluindo nesse conjunto o 1º. Congresso Nacional do MNU. A documentação ganha mais representatividade a partir de 1993, período em que Milton Barbosa assumiu a Coordenadoria Estadual do MNU – São Paulo, e segue até 2010 quando ocupou o cargo de Coordenador de Relações Internacionais. Paralelamente à documentação produzida pelo MNU, Milton Barbosa acumulou documentos do Movimento Negro como um todo, sobretudo do movimento paulista, com destaque para os 140 documentos jornalísticos que tratam das questões raciais, da ocupação no Haiti, entre outros temas. Sobre sua vida privada os documentos acumulados referem-se, essencialmente, ao âmbito profissional e político-partidário, não incluindo documentos pessoais oficiais e nem de familiares.