Affichage de 71 résultats

Description archivistique
Antonio Augusto de Almeida
BR SPSIARQ AAA · Fundo · 1926-1975

A coleção é composta pelo processo de vida funcional e contém documentos relativos aos trâmites administrativos e às atividades docentes desde a sua admissão ao seu desligamento, em que se destacam: tese intitulada “A esclerectomia posterior no deslocamento da retina” apresentada à Faculdade de Medicina da USP, para o concurso de Livre-Docência em Clínica Oftalmológica “Cefalalgias” e Discurso de Antônio Augusto, como Paraninfo da primeira turma de formandos da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas,além de artigos publicados, resumos de artigos apresentados em congressos nacionais e internacionais e certificados de participação em eventos científicos, plano de pesquisa, curriculum vitae e o relatório de atividades docentes.

Sans titre
Adilson de Barros
BR SPSIARQ AB · Fundo · 1977-1997

Contém dossiês das apresentações “Feliz Ano Velho”, “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, “Divinas Palavras”, “Na Carreira do Divino”, “Afinal, uma mulher de negócio”, “Ai meu Paraitinga”, “A Estrambólica Aventura da Música Caipira”, além de correspondências, matérias publicada em jornais e periódicos.

Sans titre
Aylthon Brandão Joly
BR SPSIARQ ABJ · Fundo · 1942-1973

Contém o memorial apresentado em concurso para provimento de cargo de professor titular, versão preliminar do projeto de tradução do livro “Chave para a Classificação das famílias das plantas fanerogâmicas” (Franz Thonner), dossiê com correspondências sobre os direitos de tradução da obra, diplomas e fotografias que retratam parte de sua vida profissional.

Sans titre
Associação de Docentes da Unicamp
BR SPSIARQ ADunicamp · Fundo · 1975-1981

Cópias de reportagens e artigos de interesse da instituição, cópias de boletins internos e pautas.

Sans titre
Arquivo e Protocolo
BR SPCMAFCM AP · Fundo · 1990-2009

Três caixas de arquivos.

Sans titre
Sans titre
BR SPCMAFCM ARP · Fundo · 1989-2011
Sans titre
Ataliba Teixeira de Castilho
BR SPSIARQ ATC · Fundo · 1937-

Contém documentos pessoais desde o período escolar até o acadêmico, comprovantes de participação em eventos, bancas examinadoras, programas de cursos ministrados, publicações científicas e técnicas da área de Lingüística, Filologia, Gramática e História do Português, além de correspondências trocadas entre professores das universidades brasileiras e de outros países, associações e alunos.

Benedito Evangelista
BR SPAEL BNE · Fundo · 1902-2000

O conjunto é constituído, em sua ampla maioria, pelos documentos provenientes da luta judicial pela posse do terreno onde funcionou o Colégio São Benedito de Campinas, que durou quase 60 anos. Contém: autos distribuídos, acórdãos diversos, ações de despejo, publicações em Diários Oficiais, petições, entre outros. Existem, também, documentos do próprio colégio, tais como: fotografias, estatuto, boletins, balancetes, lista de alunos, atas, balancetes e lista de membros da Federação Paulista dos Homens de Cor. O acervo conta, ainda, com documentos relacionados ao movimento negro, como jornais do MNU e Comunidade Negra, e alguns documentos pessoais de Benedito Evangelista, tais como: certidão de nascimento, de casamento, de aposentadoria, de óbito e carteira profissional.

Sans titre
João Luiz Machado Lafetá
BR SPCEDAE BR UNICAMP IEL/CEDAE JLL · Fundo · 1960 - 1996

O fundo é composto por documentos produzidos pelo titular no exercício de suas atividades, sobretudo como professor e crítico literário.
Dentre os documentos que se referem à atuação de João Luiz Lafetá na Unicamp e na USP, verificam-se ementas de cursos, planos de aulas, bibliografias, listas de presença, dissertações, teses, arguições etc. Sobressai neste conjunto a documentação que atesta sua participação na criação do Instituto de Estudos da Linguagem, em especial do Departamento de Teoria Literária.
A documentação relacionada às demais atividades de Lafetá inclui os diversos estudos sobre literatura brasileira, entre os quais se destacam aqueles sobre a obra crítica e poética de Mário de Andrade, os ensaios sobre a poesia de Ferreira Gullar, sobre os romances de Graciliano Ramos e sobre os contos de Rubem Fonseca e Autran Dourado, além de Carlos Drummond de Andrade e Cyro dos Anjos. Observa-se, ainda, o diálogo mantido ao longo de anos não só com Antonio Candido, orientador de seu mestrado e doutorado, mas com Alfredo Bosi, José Miguel Wisnik, Ligia Chiappini, Roberto Schwarz, Modesto Carone, Antonio Arnoni Prado, Davi Arrigucci Jr., Alcides Villaça e que se encontra registrado em cartas, em versões de artigos acadêmicos, em cópias de textos compartilhados, dentre outros.
Os documentos relacionados à sua vida pessoal se limitam ao registro de algumas poucas fotografias, discos e documentos identitários.
A biblioteca do titular é composta por cerca de 2600 volumes onde se observa uma concentração de títulos relacionados aos aspectos da literatura que abordou em seus estudos e às áreas que se dedicou, como literatura brasileira, crítica, história, sociologia, política, religião, filosofia, estética, cinema, psicanálise, linguística e artes. Grande parte dos volumes possui marginália e grifos de Lafetá.

Sans titre