Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
Newton Freire-Maia foi membro fundador da Sociedade Brasileira de Genética (SBG), Presidente entre 1960 e 1962, Vice-presidente entre 1964 e 1966 e conselheiro em diversas gestões. Durante sua gestão como Presidente foi criado o Boletim da SBG, editado juntamente com Ademar Freire-Maia, e os prêmios de Genética “Catharina Prosdócimo” e “Frigorífico T. Maia”. Newton Freire-Maia participou de diversas Reuniões Anuais (posteriormente denominadas Congressos) e outros eventos da SBG, inclusive como organizador. A subsérie está organizada em 4 dossiês (Correspondência Ativa, Correspondência Passiva, Eventos e Documentos Diversos) e inclui correspondência, ata de reuniões (incluindo a da fundação da SBG) e de assembléia, regulamento de Prêmios, lista de sócios, relatórios da diretoria e da presidência, nota, formulário para cadastro de bolsistas, diplomas de membro, programas, atestados e certificados de participação em reuniões anuais.
Inclui itens e dossiês de 23 concursos para docência que tiveram participação de Newton Freire-Maia, ou para as quais ele foi convidado, entre 1959 e 1989, para vagas na Universidade de Buenos Aires, UFRGS, USP, UFPR, UFBA e Unicamp. Inclui correspondência, regulamentos, portarias, atas, edital, programas, atestados e pareceres.
A Comissão de Genética Humana da Sociedade Brasileira de Genética foi constituída em julho de 1959, com o objetivo de coordenar os programas de pesquisa dos laboratórios de Genética espalhados pelo Brasil, angariando e distribuindo fundos, organizando publicações, eventos e treinamentos e buscando ampliar o ensino da Genética nos cursos de Medicina. Contou com auxílio financeiro da Fundação Rockefeller, e era composta pelos chefes de laboratórios, entre eles Newton Freire-Maia, como representante do Laboratório de Genética Humana da Universidade do Paraná. As reuniões eram realizadas em diferentes cidades e registradas em relatórios, encaminhados para os membros através de circulares, servindo para a divulgação dos trabalhos em andamento nos diversos laboratórios. A comissão foi responsável pela publicação dos anais da I Reunião Brasileira de Genética Humana (realizada em Curitiba no mês de novembro de 1958), pela realização do Curso Intensivo de Genética Humana (1959) na USP, pela constituição de um Banco de Soros na UFRGS e de uma Biblioteca de genética Humana na USP, entre outros feitos. O dossiê inclui circulares, relatórios das reuniões, cartas de notícias, de encaminhamento e de pedido de opinião.
Os eventos foram patrocinados pela Universidade do Paraná e pela Sociedade Brasileira de Genética, e realizados no Laboratório de Genética da UFPR. Newton Freire-Maia foi Secretário Geral do evento, e Ademar Freire-Maia foi Secretário da Comissão de Finanças. Newton Freire-Maia apresentou as comunicações "Detecção de mutações induzidas pela ação de radiações na espécie humana. Relatório geral de uma pesquisa em andamento", "A estrutura dos casamentos consangüíneos em várias populações brasileiras, com especial referência ao seu efeito sôbre a distribuição dos gens ligados ao sexo", "Casamentos consangüíneos em populações latino-americanas", "Raio matrimonial médio e índice de exogamia em populações brasileiras" e "Métodos de averiguação ('ascertainment') e análise em genética médica, com especial referência ao problema das amputações congênitas". Durante o encerramento, após jantar de confraternização no restaurante do Círculo Militar, no dia 15 de novembro de 1958, Newton Freire-Maia apresentou uma proposição que se tornou o "Manifesto de Curitiba", alertando sobre os perigos da radiação para os profissionais de saúde que se expõem à ela. O dossiê inclui cartas, informes, notícias, programas, lista, regulamento, manifesto e atestado.