Mostrando 50 resultados

Descrição arquivística
Colombo Vieira de Souza Júnior
Visualizar impressão Visualizar:

Carta de 01.05.1971

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane comentando a euforia dos companheiros ao receber as correspondências, a sua alegria ao receber 7 envelopes de Jessie. Lamenta o isolamento pelo qual Jessie está submetida e sua sensação de impotência. Envia notícias de Tatiana “nossa filhinha” transmitidas pela mãe de Colombo. Fala da morte do filho de Fernando, supostamente vítima da repressão.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 01.09.1975

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane na época em que comemoram 6 anos de relacionamento. Diz que o fim de semana foi agitado pela vinda de visitas. Iná trouxe-lhe notícias do parecer favorável por parte do juiz. Fala da necessidade de se adequar à nova situação tendo em vista que em Ilha Grande tinha a despesa de Cr$1.200,00 por mês só com a barca. Comenta a chegada de colegas e fala da solidão de Jessie com tão poucas visitas. Fala do relacionamento com a família a partir do relato de Jessie sobre o encontro com suas tias. Fala de seus problemas de saúde: fotofobia e cáries generalizadas.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 01.11.1971

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane falando detidamente sobre o relacionamento de ambos. Fala sobre o trabalho no presídio e a perspectiva de recebimento de salário.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 01.12.1973

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane falando do relacionamento de ambos, do tempo passado em Niterói e da recente construção da ponte Rio-Niterói. Fala dos trabalhos manuais na prisão e diz a Jessie que evita o emocionalismo, pois este os leva a “distorcer as coisas”.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 02 e 03.07.1974

  • BR SPAEL JJ-097
  • Item
  • 02 e 03.07.1974
  • Parte de Jessie Jane

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane falando de Ivan e de Cláudio, que recebeu visita de Lúcia. Fala das atividades de seus colegas no presídio, da rotina em celas coletivas, do atraso no envio de jornais. Diz que sua transferência para o Rio de Janeiro seria muito saudável para sua mãe. Comenta sobre a condenação de colegas e também a sua que, segundo Colombo, durará ainda cinco anos e alguns meses.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 02.09.1974

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane falando da transferência de novos presos políticos para o presídio de Ilha Grande. Dirige-se carinhosamente à Jessie.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 03.11.1974

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane comentando a superlotação do presídio e as visitas em maior número e frequência que seus colegas de prisão tem recebido.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 04.03.1975

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane falando da importância de Jessie para ele, do festival da Rede Globo, da desesperança quanto a anistia e de acontecimentos de rotina na prisão. Recebeu telegrama de Jessie Jane. Carta com trechos censurados.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 04.12.1973

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane falando das atividades no presídio, os estudos de francês e a limpeza da cela. Comenta um artigo publicado na revista “Veja” no qual os presos políticos da Ilha Grande convivem com os presos comuns enquadrados pela Lei de Segurança Nacional. Discute a partir da queda da pena do Lott, a polêmica em torno da absolvição ou não de presos políticos. Diz lamentar que, apesar de “tanta distância e dificuldade de comunicação”, existam os maus julgamentos e os aborrecimentos de Jessie. Contém trechos censurados.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 05.06.1974

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane falando das visitas de sua irmã e de sua mãe. Comenta sobre a reformulação do espaço na cadeia destinado aos presos políticos e o fato de que muitos presos comuns ainda estão enquadrados pela Lei de Segurança Nacional. Cita alguns filmes que assistiu pela televisão, fala de seu novo companheiro de cela (Gerônimo) e sobre colegas condenados e seus respectivos julgamentos.

Jessie Jane Vieira de Souza

Exibindo 1-10 de 50 resultados