Artigo de SBH intitulado "Viva o Imperador", criticando o decreto-lei que mantinha, na Constituição Brasileira, o banimento da família imperial e consequente permanência dos restos mortais de D.Pedro II fora do país. A Cigarra.
Artigo de SBH intitulado "Rabugices de velho", comentando as críticas dos mais velhos contra as danças ao longo do tempo, a despeito de terem-nas praticado na mocidade. A Cigarra, n. 1.
Artigo de SBH intitulado "A cidade verde", comentando a necessidade de planejamento para o crescimento das cidades para que não se percam a memória e as tradições. A Cigarra.
Artigo de SBH intitulado "O pantum", comentando as virtudes da poesia primitiva chamada de pantum por Victor Hugo, especialmente a "Pantoums Malais" de Charles Assenileau. A Cigarra.
Artigo de SBH intitulado "Os poetas e a felicidade", comentando as diversas posições existenciais dos poetas brasileiros acerca da questão vida-morte. A Cigarra.
Artigo de SBH intitulado "O homem-machina", comentando que o utilitarismo, a simplificação e a especialização valorizados pela vida moderna, vão reduzir o ser humano a uma máquina, de sensibilidade e inteligência reduzidas. A Cigarra.
Artigo de SBH intitulado "O gênio do século", comentando a efervescência cultural do "fin de siècle XIX", e as perspectivas artísticas das primeiras décadas do século XX, especialmente a escola futurista. A Cigarra.
Artigo de SBH intitulado "Um centenário", elogiando a iniciativa da Academia Brasileira de Letras de comemorar o centenário de Joaquim Manoel de Macedo e analisando sua obra para considerá-lo o fundador do romance nacional. A Cigarra, n.2.
Artigo de SBH intitulado "Letras floridas", comentando a prosa e a poesia de Amadeu Amaral, especialmente seu livro "Letras floridas". A Cigarra, n.1.
Artigo de SBH intitulado "A decadência do romance", criticando a influência do estilo americano de contos leves e curtos, sobre o romance brasileiro, empobrecendo-o. A Cigarra.
