Resenha de SBH intitulada "A ampulheta", analisando o confronto entre subjetividade e estetismo no livro "Rosa dos rumos" de Geir Campos. Diário Carioca.
Crítica literária de SBH intitulada "A difícil alvorada", comentando a obra de T.S.Eliot com a repercussão e a influência na poesia brasileira. Diário Carioca.
Artigo de SBH intitulado "A Ilha Brasil", comentando a introdução de Jaime Cortesão à obra "Jesuítas e bandeirantes no Guairá" especialmente sobre a concepção das "fronteiras naturais" e do intencionalismo do desbravamento do sertão brasileiro, por parte dos portugueses. Diário Carioca.
Artigo crítico de SBH intitulado "A lenda negra", comentando a publicação dos documentos "Manuscritos da Coleção De Angelis, I Jesuítas e Bandeiras no Guairá" pela Divisão de Obras Raras da Biblioteca Nacional, elaborado por Jaime Cortesão, ressaltando a sua importância para elucidar os conflitos entre os jesuítas e os bandeirantes no sul do país, episódio conhecido por "lenda negra". Diário Carioca.
Crítica literária de SBH intitulada "A nova poesia brasileira", apresentando a entrevista do poeta Ledo Ivo sobre a antologia "Panorama da nova poesia brasileira", publicada pela revista "Orfeu". Diário Carioca.
Crítica literária de SBH intitulada "A poltrona sobre o abismo", comentando o livro "Lições de abismo", de Gustavo Corção. Diário Carioca. Rio de Janeiro, 23 mar.1952. p.3,6.
Crítica literária de SBH intitulada "ABC das catástrofes", comentando o livro do mesmo nome de Aníbal Machado. Diário Carioca.
Resenha de SBH intitulada "Água no vinho", confrontando as direções do lirismo na obra dos poetas Luiz Martins, no livro "Cantigas da rua escura" e Hilda Hilst, no livro "Presságio". Diário Carioca.
Crítica literária de SBH intitulada "Ainda a labareda", analisando os estilos de diversos poetas da época reunidos na antologia "Panorama", organizada por Fernando Ferreira de Loanda. Diário Carioca.
Resenha de SBH intitulada "Ainda o romance", comentando a incorporação do humor no romance "As confissões de meu tio Gonzaga" de Luiz Jardim a partir da tradição literária do gênero no Brasil. Diário Carioca.
