Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
Carta de Augusto J. Franco de Oliveira para AIA solicitando uma referência crítica de seu livro recém publicado. Lisboa, 15 jul. 1983. Ass.: ( ___ ). 1p. ms.
Projeto de longa duração do Laboratório de genética Humana da UFPR, iniciado na década de 1950, com objetivo de analisar a distribuição geográfica, a estrutura e os efeitos genéticos dos casamentos consanguíneos. Diversos artigos de Newton Freire-Maia e colaboradores do LGH foram elaborados a partir deste projeto. Ao longo dos anos foram realizadas pesquisas em livros de registro de casamentos e pesquisas de campo, através da aplicação de questionários. Estas pesquisas foram realizadas no Brasil e no exterior, destacando-se aquelas feitas no sul de MG e em Portugal. Alguns sub-projetos são identificados pelo nome da região onde se coletam os dados e por um número. Realizaram-se, por exemplo, 9 em Minas Gerais, 5 no Paraná, etc. Este dossiê inclui documentos relacionados à pesquisa realizada em Leiria (Portugal) entre julho e dezembro de 1965, subsídios e apontamentos feitos pelo bolsista João Bosco da Costa Azevedo entre os anos de 1963 e 1964.
Newton Freire-Maia proferiu as conferências sobre "Consanguinidade e efeitos genéticos dos casamentos consanguíneos", "Carga genética e o preço da evolução" e "A validade do conceito de carga genética e a teoria dos equivalentes letais", respectivamente nas datas 15 nov. 1965, 16 nov. 1965 e 13 dez. 1965. Inclui reportagem e informe.