O conjunto documental abrange: 1) documentos referentes ao primeiro período organizacional na Argentina, do Grupo Obrero Marxista (GOM) ao Partido Socialista de los Trabajadores (PST); 2) documentos referentes ao segundo período na Argentina, desde o inicio do Movimiento al Socialismo (MAS) em 1982 até maio de 1992; 3) documentação internacional referente aos distintos períodos construtivos da corrente: Quarta Internacional (SU-QI), congressos, debates, tendências, campanhas, etc., bem como a documentação de parte da construção da Liga Internacional de los Trabajadores (LIT-Quarta Internacional); e 4) publicações e documentos de diversas organizações trotskistas e países. No contrato de doação, os representantes da Fundación Pluma esclarecem que os documentos relativos à atividade internacional centralizada durante o período em que Nahuel Moreno e sua equipe trasladaram-se da Argentina para a Colômbia devido à repressão ditatorial (1977-1982), não formam parte da documentação transferida ao AEL, pois esses documentos não estavam em posse da Fundación.
Sin títuloReúne normas, regulamentos, estatutos, portarias e outros documentos referentes às eleições sindicais.
Reúne documentos relativos à Comissão de Saúde do Trabalho, tais como: relação de membros da comissão, consultas e pedidos de consulta por parte de membros do sindicato, panfletos e textos indicativos sobre saúde no trabalho, requisição de exames e propostas em geral na área da saúde e da previdência social.
Relatórios de atividades do departamento de formação sindical referentes a cursos e reuniões da equipe de Assessoria. Alguns relatórios são anuais.
Contém documentação referente ao planejamento de diversas atividades desenvolvidas pelo departamento de formação do sindicato, tais como: seminários, organização de biblioteca e arquivo e cronograma de reuniões do departamento.
Reúne documentação referente ao movimento dos trabalhadores por mellhores condições de trabalho, reivindicações trabalhistas, greves e acordos salariais. Contém ainda, diversas pesquisas com trabalhadores sobre condições de trabalho, nível socio-econômico, grau de satisfação com o sindicato, situação salarial e outros assuntos afins.
Contém cartas abertas e comunicados do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda aos trabalhadores, notas oficiais do sindicato e cartas abertas a população.
Reúne acordos coletivos celebrados entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda com a CSN, FEM, CALDEPESA e outras empresas. Traz também acordos coletivos da CSN e FEM entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Volta Redonda e o Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda.
Reúne documentos específicos das empresas diretamente ligadas à vida do Sindicato, como a própria CSN, a Companhia Siderúrgica Paulista (COSIPA), a Companhia Metalúrgica Barbará e a Siderúrgica Barra Mansa S/A e outras empresas metalúrgicas da base territorial do sindicato.
Contém folheto publicado pela Associação Profissional dos Sociólogos
