Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
Carta de Eliane Elisa de Souza e Azevedo para Newton Freire-Maia, de 27 de maio de 1970, dando notícias sobre o trabalho na Universidade e curso na USP.
Comunicação apresentada durante reunião do grupo de estudos sobre o efeito da radiação na hereditariedade humana, convocada pela Organização Mundial da Saúde e realizada em Copenhague (Dinamarca), entre 7 e 11 de agosto de 1956.
Projeto de longa duração do Laboratório de genética Humana da UFPR, iniciado na década de 1950, com objetivo de analisar a distribuição geográfica, a estrutura e os efeitos genéticos dos casamentos consanguíneos. Diversos artigos de Newton Freire-Maia e colaboradores do LGH foram elaborados a partir deste projeto. Ao longo dos anos foram realizadas pesquisas em livros de registro de casamentos e pesquisas de campo, através da aplicação de questionários. Estas pesquisas foram realizadas no Brasil e no exterior, destacando-se aquelas feitas no sul de MG e em Portugal. Alguns sub-projetos são identificados pelo nome da região onde se coletam os dados e por um número. Realizaram-se, por exemplo, 9 em Minas Gerais, 5 no Paraná, etc. Este dossiê inclui documentos relacionados à pesquisa realizada em Leiria (Portugal) entre julho e dezembro de 1965, subsídios e apontamentos feitos pelo bolsista João Bosco da Costa Azevedo entre os anos de 1963 e 1964.
Carta de Eliane Elisa de Souza e Azevedo para Newton Freire-Maia, de 5 de agosto de 1970, dando notícias sobre o desenvolvimento do Laboratório de Pesquisa em Genética Médica (LGM) da UFBA.
Carta de Eliane Elisa de Souza e Azevedo para Newton Freire-Maia, de 4 de outubro de 1977, orientando Newton a formalizar pedido de auxílio financeiro para a Organização dos Estados Americanos (OEA), a fim de viabilizar seu contrato na UFBA como Professor Visitante no Laboratório de Pesquisa em Genética Médica (LGM).
Terceiro relatório do Comitê de Especialistas em Genética Humana (Expert Committee on Human Genetics), uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (World Health Organization). Newton Freire-Maia participou das reuniões de trabalho que ocorreram em Genebra (Suíça) entre 24 e 30 setembro de 1969.
Newton Freire-Maia foi membro do “Study Group on the Effect of Radiation on Human Genetics” em 1956, membro do “WHO Expert Advisory Panel on Human Genetics” a partir de 1964, participou da World Population Conference em 1965, foi membro do “Expert Comittee on Genetic Counselling” a partir de 1968, trabalhou como Cientista na Unidade de Genética Humana em Genebra entre maio de 1970 e maio de 1971 e no último trimestre de 1972. Foi no período em que esteve trabalhando em Genebra que Newton começou a estudar as displasias ectodérmicas. A subsérie está organizada em 2 dossiês (Correspondência e Eventos/Atividades) e inclui correspondência, certificado, listas de participantes da World Population Conference, informativos e relatórios.
Cartas de notícias, de encaminhamento e convites, enviados por Eber Fernandes Ferrer (alguns assinadas também por sua esposa, Claudine Germiquet) para Newton e família. Inclui 3 cartões postais e 4 fotografias.