Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
Projeto de longa duração do Laboratório de genética Humana da UFPR, iniciado na década de 1950, com objetivo de estudar a contribuição dos fatores genéticos na etiologia das malformações congênitas dos membros, como aplasias e hipoplasias ósseas, fissura lábio-palatinas, pé-torto e cardiopatias. Diversos artigos de Newton Freire-Maia e colaboradores do LGH foram elaborados a partir deste projeto. Estas pesquisas foram realizadas no Brasil e no exterior. Os dados foram coletados através de entrevistas e do envio de correspondência para prefeituras municipais, solicitando informações sobre existência de casos de aquiropodia em cidades do Brasil e de Portugal. Este dossiê é composto por cartas informando a ausência de casos de aquiropodia em diversos municípios brasileiros e portugueses.
Pedido de auxílio complementar encaminhado ao Conselho de Pesquisas da UFPR em 30 de outubro de 1959. Inclui ficha de inscrição para bolsista preenchida com dados de Newton Freire-Maia, relação de cursos frequentados e Plano de Pesquisas.
O Título de Professor Hemérito da UFPR foi conferido a Newton Freire-Maia em dezembro de 1987 tendo em vista suas contribuições acadêmicas. Inclui processo, ofícios e resolução.
Artigo “Coeficientes de inbreeding para gens ligados ao sexo”, de Newton Freire-Maia e Francisco Antonio Marçallo, publicado em 1960 no Boletim da Sociedade Brasileira de Genética.