Área de identificação
Tipo de entidade
Forma autorizada do nome
SOUZA, Paulo Renato Costa
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
Histórico
Paulo Renato Costa Souza (PR), nasceu na cidade de Porto Alegre, no dia 10 de setembro de 1945. Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1967, realizou o Mestrado também em Ciências Econômicas pela Universidade do Chile de 1969 a 1970 e doutorou-se pela Unicamp em 1980. Suas atividades didáticas iniciaram-se em 1969 no Instituto de Planificação Econômica e Social (Ilpes), no Chile, passando depois por muitas outras instituições de ensino nacionais e internacionais. Em 1979 foi contratado pela Unicamp como professor do Instituto de Economia. Nessa função, além do desenvolvimento de atividades didáticas, exerceu também atividades de assessoria junto a outras institutições, das quais destacamos a de consultor da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) da ONU (1981-1982).Foi eleito presidente da Associação dos Docentes da Unicamp (1979-1981) e em 1982 foi designado Assessor de Desenvolvimento Universitário. A partir de 1983 colabora com o Governo do Estado e chega a ocupar, em 1984, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.O professor Paulo Renato destaca-se pelos inúmeros trabalhos que já publicou, como livros, artigos em revistas especializadas e na grande imprensa, e também pela sua participação em seminários, conferências e debates, em nível nacional e internacional. Com o programa Unicamp: democracia e qualidade, que tinha como pontos básicos: 1) Ensino e Pesquisa, 2) Integração universidade-comunidade, 3) Institucionalização e reforma administrativa, venceu a consulta à comunidade universitária com 51% dos votos e foi nomeado, pelo governador André Franco Montoro, reitor da Unicamp.Sua gestão caracterizou-se por uma forte política de investimento na pesquisa e foi o período em que, conquistada a institucionalidade, chegou-se à autonomia universitária.