Antônio Paim Vieira

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Tipo de entidade

Forma autorizada do nome

Antônio Paim Vieira

Forma(s) paralela(s) de nome

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

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Datas de existência

Histórico

Antônio Paim Vieira nasceu em São Paulo em 1895, fez seus estudos na Escola Normal de São Paulo. Desenhista desde os tempos da escola (quando foi colega de Belmonte, Benedito Bastos Barreto), dedicou-se ao ensino durante a I Guerra em Rio Preto, lecionando também desenho. De volta a São Paulo, conhecido como retratista, começou a trabalhar como ilustrador no Rio de Janeiro, do Fon Fon e Para Todos desde a sua fundação (1918), assim como J. Carlos.De volta a São Paulo, e ligado a Menotti del Picchia, para quem ilustrou a luxuosa edição "As Máscaras", publicada em 1920, passou a ser ilustrador de livros e revistas. Autor da Paginação e ilustrações de Ariel (revista literária fundada em 1923), publicação de excelente qualidade gráfica. Participou da Semana de Arte Moderna, sendo co-autor, com Yan de Almeida Prado, dos trabalhos assinados por este último.A partir de 1923-24 suas estilizações e motivos decorativos apontam claramente a preocupação da utilização de motivos indígenas, da flora e da fauna brasileiras. Ilustrou "Pathé Baby", de A. Alcântara Machado, em 1926. A partir de 1927 dedicou-se à cerâmica, primeiro de inspiração indígena na decoração (não na forma), expondo em São Paulo e no Rio em 1928, dedicando-se até então a essa atividade. Nesta mesma época foi considerado um grande caricaturista e mestre em figurações onomásticas, dentre as alegres composições destacam-se : "Jeca Tatu", "O Capoeira", "Coronel à Paisana". Nesse gênero, colaborou ainda com ilustrações cômicas para suas crônicas humorísticas d´A Manhã, do Rio. Um dos primeiros a fazer xilogravura em São Paulo, não fez, contudo, carreira como gravador. Autor da capa de "Que é que há?" de Paulo Duarte, publicado em 1931 e "A Boneca Vestida de Arlequim", de Álvaro Moreyra, e "Senhora da Melancolia", do acadêmico Pereira da Silva. Em 1950 assumiu na F.A.U. na cadeira de Arte Decorativa, passando depois a lecionar na Escola de Belas Artes de São Paulo (cadeiras de Artes Decorativas e História da Arte). Foi professor de História de Arte e Estética no curso de especialização de professores de desenho na Escola Caetano de Campos.

Locais

Estado Legal

Funções, ocupações e atividades

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamentos

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ocupações

Área de controle

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão e eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

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