Primary contact
Praça Henfil, 50 - Cidade Universitária
Campinas, São Paulo
BR 13083-895
Arquivo Central do Sistema de Arquivos-UNICAMP
Histórico Cronológico do Arquivo Central do Sistema de Arquivos
1984 - É instalado o Centro de Informação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDIC) com as competências de coordenar a Biblioteca Central e de instalar a Divisão de Documentação. Ocupa a sala na Biblioteca Central e são designados os primeiros funcionários.
1985 - A Divisão executa os projetos de organização de conjuntos documentais de particulares custodiados pela Biblioteca Central e do Arquivo do Tribunal de Justiça de Campinas - 1794-1940, visando salvá-lo de destruição. Também desenvolve diagnóstico para conhecer os arquivos gerados pela universidade.
1986 - A Divisão/CIDIC é transferida para o prédio provisório, no Ciclo Básico. O acervo é composto pelos conjuntos: Tribunal de Justiça, de Paulo Duarte, Sérgio Buarque de Holanda. São recolhidos documentos históricos da universidade: Gabinete do Reitor, Administração, Faculdade de Ciências Médicas e de Zeferino Vaz.
1987/88 - É implantado o Arquivo Central da Unicamp, em substituição a Divisão de Documentação e ampliam-se as suas competências. São criadas as Comissões Centrais de Avaliação de Documentos e Executiva Projeto Sistema de Arquivos e são oferecidos aos funcionários da Unicamp os primeiros cursos de avaliação de documentos e organização de arquivos.
1989 - É implantado o Sistema de Arquivos (SIARQ) tendo o Arquivo Central como órgão de coordenação. Dá-se início a reforma de prédio próprio, antes da Biblioteca Central (os alunos ocupam o prédio para reinvindicar a moradia estudantil).
1991 - O Arquivo Central/SIARQ transfere-se para o prédio próprio. É realizado o I Seminário Nacional de Arquivos Universitários, onde participam cerca de 600 profissionais. É publicado o livro "A sistematização de Arquivos Públicos".
1992/93 - São desenvolvidos os projetos: Sistema de Protocolo (para informatizar a gestão de documentos administrativos) e Tabelas de Temporalidade de Documentos da Administração. O Arquivo Central começa a receber documentos das Unidades.
1994 - O Arquivo Central/SIARQ assume o Arquivo de Processos Administrativos da Universidade (1963/1994) e a gestão passa a ser eletrônica e descentralizada pelas Unidades. Nascem os Arquivos Setoriais.
1995/97 - O Conselho Universitário reformula o Sistema de Arquivos, criando o Conselho Consultivo. São aprovadas as Tabelas de Temporalidade de Documentos da Administração da Unicamp. É concluída a rede de dados do SIARQ prevista em plano de 1992 e o Sistema Unificado de Arquivos Históricos.
1998/2000 - O Arquivo Central/SIARQ desenvolve uma série de projetos: Web da Unicamp; Sistema de Informatização de Processos de Trabalho (Workflow), gerenciamento eletrônico - cria um Banco de Imagens e Informações de Documentos da Unicamp; Tabelas de Temporalidade de Documentos dos Institutos e Faculdades; Guia do Arquivo Eletrônico; Exposições virtuais, Encontros com Assistentes técnicos de Direção e Comissões Setoriais de Arquivos. É nomeado o primeiro Conselho Consultivo do SIARQ.
2003 - Tem início o desenvolvimento e a implementação do Sistema de Gestão Integrada de Documentos e Arquivos. A atualização do Sistema de Protocolo é realizada e o Sistema Unificado de Arquivos Históricos é atualizado. É constituído um Grupo de Trabalho para a Padronização de Procedimentos Técnicos para Preservação e Acesso de Documentos Arquivísticos Eletrônicos da Unicamp, através da Portaria GR nº 104/2003.
2005 - É instituído um grupo de trabalho dentro do projeto Memória Científica da Unicamp (Portaria GR nº 08/2005 e 178/2005) para propor diretrizes e ações para a preservação do acervo científico da Unicamp. É elaborado o projeto para a Construção do Prédio para o SIARQ e desenvolvido a proposta peliminar do Sistema de Gestão Integrada de Documentos Arquivísticos da Unicamp.
2006 - O arquiteto João Carlos Bross, responsável pelo projeto urbanístico da Unicamp, e o endocrinologista Radamés Beni Filho, testemunhas oculares do lançamento da pedra fundamental da Unicamp prestam depoimento e identificam fotos do início da história da Universidade. Por ocasião dos 40 anos da Unicamp, durante o projeto Testemunhas Oculares, desenvolvido pelo SIARQ e RTV, foi possível entrevistar pessoas que participaram do lançamento da pedra fundamental do campus da Unicamp. Entre elas, Lúcia Helena Souto Martini, que aparece na tradicional fotografia da cerimônia, vestida como rainha da Festa das Nações.
2007 - Em parceria com o Arquivo Nacional a Unicamp participa do Projeto InterPares, por meio de iniciativa do SIARQ e do seu Conselho Consultivo. Criado em 1997 pela Universidade de British Columbia (UBC), no Canadá, o trabalho tem como objetivo determinar modelos e padrões que permitam a gestão e a preservação de documentos digitais por longo prazo.
2009 - Ataliba Teixeira de Castilho doa seu acervo documental ao SIARQ, como parte do Projeto Memória Científica da Unicamp, presidido pela professora Sílvia Figueiroa, cujo objetivo principal é preservar a memória científica, tecnológica e artística da universidade.
2011 - Em 24 de outubro ocorreu, o 9º Encontro Plenário do Team Brasil do Projeto InterPares 3 – projeto de pesquisa internacional que tem como objetivo determinar modelos e padrões que permitam a gestão e a preservação de documentos digitais por longo prazo. A Unicamp participa do projeto por meio de convênio de cooperação com o Arquivo Nacional, sendo que também fazem parte do Team Brasil a Câmara dos Deputados, o Ministério da Saúde, o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (Saesp) e o Portal da Prefeitura de Porto Alegre. O Siarq vai digitalizar o acervo documental que apoia a constituição da memória da Universidade. Os documentos, como textos, fotografias, filmes, mapas, cartazes, entre outros, integram 270 fundos ou grupos documentais, que perfazem cerca de 400 mil dossiês ou maços. Os recursos necessários ao trabalho, da ordem de R$ 775,5 mil, foram obtidos junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio da submissão de projeto a edital de financiamento na área de infraestrutura.
2012 - Dissertação de mestrado da coordenadora do SIARQ intitulada “Memória Universitária: o Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Campinas (1980 - 1995)”, mostra a trajetória do Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp pelas mãos de quem o coordena desde sua instalação.
2015 - O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD-UNICAMP) substitui o chamado Sistema de Protocolo, em operação desde 1993. Com o Sigad espera-se otimizar e facilitar o trabalho de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos de natureza administrativa e acadêmica, para mais de mil usuários cadastrados.
2016 - Em comemoração aos 50 anos da Unicamp, exposições contam a trajetória da universidade através de sete núcleos expositivos com textos narrativos e livros com as atas das reuniões e das páginas de jornais e revistas. Também compõem a exposição diversas imagens dos desenhos iniciais sobre como deveria ser a instituição, além de mapas, desenhos e fotografias aéreas das transformações e construções dos prédios.
Presencial: segunda à sexta-feira, das 09h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00