Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [1939-1982] (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
356 fitas de áudio (cassete) e 80 livros.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Filho de imigrantes libaneses, Azis Simão nasceu em Bragança Paulista, São Paulo, no dia 1 de maio de 1912. Na adolescência, perdeu a vista esquerda. Por recomendação médica, deixou os estudos e dedicou-se ao mercado de café e atacadista, porém sem sucesso. Seus primeiros contatos com o jornalismo ocorreram entre 1928 e 1929 com o movimento operário, via Federação Operária de São Paulo (FOSP) e União dos Trabalhadores Gráficos (UTG). No ano de 1934, fundou a Escola Proletária Noturna, gratuita e aberta a todo trabalhador sindicalizado, onde foi professor. No ano de 1932, formou-se pela Escola de Farmácia. No ano seguinte, ingressou no Partido Socialista. Em fins de 1935, sofreu outro descolamento de retina, perdendo posteriormente a visão direita. Em 1939, ingressou na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP como aluno ouvinte, vindo a completar o curso de Sociologia como aluno regular em 1950. Em 1951, foi convidado para integrar a FFLCH-USP como Auxiliar de Ensino e Pesquisa. Devido à deficiência visual, foi contratado somente em 1953, por lei especial do Governo do Estado aprovada pela Assembléia Legislativa. Tornou-se Livre-Docente pela FFLCH-USP em 1964 e professor titular, pela mesma faculdade, em 1973. De 1969 a 1982, ano de sua aposentadoria, desempenhou diversas funções administrativas na FFLCH-USP. Faleceu em 19 de julho de 1990, na cidade de São Paulo.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Cecília Mathias Simão por intermédio de Marco Aurélio Garcia no início da década de 1990.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A documentação é constituída por gravações de áudio em fitas cassete com registros de leitura de livros, textos, resumos, artigos, exames de qualificação, dissertações, teses, relatórios e informações dos alunos. As obras bibliográficas enfocam a política de esquerda, em especial o anarquismo.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Documentação não organizada.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Listagem impressa das mídias disponível na Sala de Pesquisa do AEL.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Acervo: Salas 1 e 2
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Livros catalogados na Base Acervus - Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), disponível em: http://acervus.unicamp.br/.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
01/06/2005 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 junho de 2005. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em 2020.