Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1850-1983 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
2.108 títulos de periódicos, 86 títulos de folhetos, 1 dossiê com documentação pessoal, 99 processos crimes e 9 mapas, totalizando 5479 rolos de microfilme.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
O Cecult é vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, foi criado em 1995 por docentes do Departamento de História. Sua vocação é criar condições, apoiar e realizar projetos e estudos voltados à reflexão do pensamento tradicional (dentro e fora da academia) sobre as classes populares e suas relações com a cultura. Apresenta quatro grandes áreas de interesse, a saber: culturas e identidades entre africanos e seus descendentes; cultura de classe: trabalhadores urbanos; os literatos e os outros: uma história social da literatura; cultura do povo, cultura nacional: tradições e festas. Parte das verbas que financiam os projetos da instituição, destinam-se a compra de fontes microfilmadas, que são enviadas ao AEL para serem incorporadas no seu acervo. Desta feita, as pesquisas realizadas em documentos do período tais como imprensa, legislação, arquivos pessoais e relatórios ministeriais, adquirem importante significado no tocante ao acesso às informações da vida cultural, social e política dos indivíduos e de seus grupos sociais.
Institución archivística
Historia archivística
Parte da verba que financia os projetos do CECULT destina-se a aquisição de fontes microfilmadas, depositadas no AEL, permitindo o acesso público. Os microfilmes são adquiridos da Fundação Biblioteca Nacional e instituições congêneres e são enviados ao AEL desde 1988.
Origen del ingreso o transferencia
CECULT- Centro de Pesquisa em História Social da Cultura
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
A coleção é composta por jornais, revistas, livros, folhetos, legislação, relatórios ministeriais e documentação pessoal. Grande parte dos documentos é relativa a periódicos brasileiros publicados no século XIX, reproduzidos do acervo da Biblioteca Nacional e de outras instituições congêneres. A documentação pessoal é de Lima Barreto.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Incorporações constantes
Sistema de arreglo
As publicações estão catalogadas como periódicos e folhetos.
Outros docmentos classificados em séries e dossiês.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Consulta livre.
Condiciones
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Listagem de periódicos disponível para consulta.
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Localização de originais: Biblioteca Nacional e Arquivo do Est de São Paulo.; Localização Física: Localizar documentação por arranjo ou itens.
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
A catalogação das publicações é realizada no CECULT e conferida na Seção de Processamento Técnico.
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999 Rio de Janeiro, RJ: Arquivo Nacional, 2001. 110p.
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
18/11/2002
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Descrição preparada por Vânia R. P. de Miranda Seção de Processamento Técnico a partir de documentação de controle do acervo e de informações constantes no site do CECULT: https://www.cecult.ifch.unicamp.br/