Fundo CEDAP - Centro de Educação e Assessoria Popular

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL CEDAP

Título

Centro de Educação e Assessoria Popular

Data(s)

  • [1979-2007] (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

1 caixa-arquivo com documentação textual, livretos e folhetos, 261 fitas VHS, fitas cassetes, e 3 caixas-arquivo com slides e fichas pedagógicas.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1987-)

História administrativa

Fundado em 1987 por um grupo de profissionais e educadores populares vinculados a movimentos sociais, universidades, igrejas e instituições públicas, o Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP) tinha como objetivo contribuir com o movimento de redemocratização da sociedade brasileira pós-regime militar, buscando fortalecer e apoiar as organizações e movimentos populares de Campinas e região. Tendo como pressupostos os pilares da educação popular, o CEDAP realizou os chamados trabalhos de base, contribuindo para que o público envolvido (grupos de trabalhadores, mulheres, lideranças comunitárias e outros) tivesse uma formação que o colocasse em condições de intervir na realidade para transformá-la. O CEDAP se posiciona politicamente entre as organizações no campo democrático da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG), da qual é associada desde a fundação. Com mais de vinte anos de existência, o CEDAP firmou-se no cenário de Campinas e região como espaço de referência em projetos destinados ao público adolescente e jovem, e no apoio, assessoria e formação de lideranças comunitárias. As atividades oferecidas são totalmente gratuitas e para a sustentação dos seus projetos, o CEDAP estabelece parcerias com órgãos da cooperação internacional, órgãos governamentais das esferas municipal, estadual e federal, empresas e fundações, além da prestação de serviços de assessoria a projetos socioeducativos e da contribuição de seus associados e de indivíduos.

História do arquivo

A documentação encontrava-se na sede da organização que, ao realocar sua sede administrativa, não contava mais com espaço físico adequado disponível para manter o material. A doação para o AEL contempla o desejo institucional de destinar esse conjunto a um arquivo onde ele possa ser sistematizado/organizado e disponibilizado para consultas e pesquisas.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Marcos Lourenço em 14 de dezembro de 2021.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conjunto é constituído por documentos textuais e materiais audiovisuais, 261 fitas VHS, fitas cassetes e slides que abrangem 40 cursos, compreendendo campos temáticos desde Direitos Humanos, mundo do trabalho, saúde (destacando-se ISTs/AIDS), adolescências e juventudes, sociedade, política, lutas do campo, organização popular, gênero e sexualidade, entre outros. Os documentos incluem fotografias, longa e curta-metragens, documentários, registros de eventos políticos de Campinas e região, séries didáticas e documentais, desenhos esquemáticos, entre outros, produzidos ao longo das décadas de 80, 90 e início dos anos 2000 por mais de 8 projetos e instituições ligadas a movimentos sociais.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Documentação não organizada.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Reserva Técnica.

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Consulte também no AEL outros conjuntos documentais de organizações de pesquisa e instituições educacionais: Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e Brazil’s Popular Groups.

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Nota

    Houve uma iniciativa do titular de montar uma biblioteca institucional e, para isso, as fitas VHS foram etiquetadas em ordem numérica para controle do fluxo de empréstimo.

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Datas de criação, revisão, eliminação

    09/03/2023 (criação)

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Descrição elaborada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 9 de março de 2023.

        Área de ingresso