Collection EM - Evaristo de Moraes

Identity area

Reference code

BR SPAEL EM

Title

Evaristo de Moraes

Date(s)

  • [entre 1910 e 1940] (Creation)

Level of description

Collection

Extent and medium

39 fotografias em papel, p&b, 18 x 24 cm (possuem negativos de segunda geração, 35 mm, poliéster) e 2 rolos de microfilme.

Context area

Name of creator

(1871-1939)

Biographical history

Antônio Evaristo de Morais nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 26 de outubro de 1871, filho de Basílio Antônio de Morais e Elisa Augusta de Morais. Em 1883, foi admitido como aluno gratuito no externato do Colégio São Bento, onde faria em quatro anos os cursos primário e secundário. Pouco tempo depois de se formar em 1886, trabalhou como professor no mesmo colégio dando aulas de português, geografia e história. Em 1890, participou da construção do Partido Operário, primeira agremiação partidária de caráter socialista do Brasil. Também foi cofundador da Associação Brasileira de Imprensa, em 1908. Após trabalhar longos anos como assistente no escritório de advocacia de Silva Nunes e Ferreira do Faro, bacharelou-se em Direito pela Faculdade Teixeira de Freitas em 1916, aos 45 anos de idade. Destacou-se por sua vinculação às questões político-sociais de sua época. Dentre suas mais significativas atuações, estão a defesa do próprio pai, acusado de atentado ao pudor de menores no Preventório Santa Rita de Cássia, do qual era diretor, em 1896; de João Cândido Felisberto (1880-1969), também conhecido como "Almirante Negro", e um dos marinheiros rebelados na Revolta da Chibata em 1910; de Dilermando de Assis (1888-1951), autor do assassinato de Euclides da Cunha, em 1911; do jornalista e escritor Gilberto Amado (1887-1969), acusado de matar o poeta Aníbal Teófilo; e do militante anarquista Edgard Leuenroth (1881-1968), punido por sua suposta liderança na Greve Geral de 1917. Escreveu para vários jornais, entre eles "Gazeta Nacional", "Correio do Povo" e "Correio da Manhã", principalmente sobre temas ligados a problemas sociais, humanos e políticos. Em 1925, participou da fundação do Partido Socialista Brasileiro, cujo manifesto-programa foi da sua inteira responsabilidade. Dedicado à causa trabalhista, integrou o Ministério do Trabalho em 1931, então sob a direção de Lindolfo Collor (1890-1942), quando foram elaboradas a Lei de Sindicalização e as bases da legislação trabalhista que seria estabelecida durante o governo de Getúlio Vargas (1882-1954). Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Criminologia em 1933, da qual seria eleito presidente em 1939. Em 1938, foi nomeado por decreto do governo da República lente de direito penal da Faculdade de Direito da Universidade do Brasil. Morreu em 30 de junho de 1939, na cidade do Rio de Janeiro.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Doação.

Content and structure area

Scope and content

Os microfilmes contém cópias de publicações relativas às suas atividades profissionais. Entre as fotografias, encontram-se retratos de Evaristo de Moraes e familiares em eventos ligados às suas atividades sociais e profissionais.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

Não são esperadas novas incorporações.

System of arrangement

Documentação não organizada.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Consulta livre.

Conditions governing reproduction

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

    Language and script notes

    Physical characteristics and technical requirements

    Finding aids

    Allied materials area

    Existence and location of originals

    Acervo: Sala 1 (fotografias) e Sala 4 (EM MR/0001-MR/0002)

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Consulte também no AEL outros conjuntos que contém registros sobre a participação de advogados no movimento político e sindical: Mário Carvalho de Jesus e Edgard Leuenroth.

    Related descriptions

    Notes area

    Alternative identifier(s)

    Access points

    Subject access points

    Place access points

    Name access points

    Genre access points

    Description control area

    Description identifier

    Institution identifier

    Rules and/or conventions used

    Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Status

    Level of detail

    Dates of creation revision deletion

    20/08/2007 (criação)

    Language(s)

      Script(s)

        Sources

        Archivist's note

        Descrição elaborada por Roberta Botelho, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 20 de agosto de 2007. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em 2020.

        Accession area