Fundo EMM - Estevão Maya-Maya

Área de identidad

Código de referencia

BR SPAEL EMM

Título

Estevão Maya-Maya

Fecha(s)

  • [1960-2021] (Creación)

Nivel de descripción

Fundo

Volumen y soporte

9 caixas-arquivo de documentação textual e iconográfica.

Área de contexto

Nombre del productor

(1943-2021)

Historia biográfica

Estevão Maya-Maya nasceu José Estevão Maya no povoado de Pano Grosso, em Viana, Maranhão, em 1943, criado por uma tia-avó. Maestro, cantor, compositor, escritor e professor, Estevão estudou música na Academia de Música do Maranhão e nos Seminários de Música da Universidade Federal da Bahia desenvolvendo trabalhos de Canto, Piano, Rítmica, Estruturação, Análise Musical e Composição. Viveu um tempo no Rio de Janeiro antes de se estabelecer em São Paulo nos anos 1970. Bolsista da Pró-Arte no Rio de Janeiro, estudou canto com Sonia Born e análise musical com Esther Scliar. Fez parte da equipe de pesquisas musicais da Fundação de Artes de São Caetano do Sul, tornando-se técnico do Laboratório Experimental de Desenvolvimento Auditivo. Estudou composição com H.J. Koellreutter, além de outros mestres como Margarita Schack e Eugênio Kusnet. Sua rara voz de baixo profundo oferecia três oitavas de extensão, característica que lhe aferiu grande versatilidade. Era musicólogo e compositor, sendo seu maior interesse voltado para pesquisas em torno da música africana e sua contribuição à estética musical brasileira. Maya-Maya também possuía bons conhecimentos em oito idiomas, incluindo russo e dois dialetos africanos. Sua experiência como cantor lírico inclui recitais e concertos como solista ao lado de grandes pianistas e de orquestras como a Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, além da passagem por palcos como o do Theatro Municipal e o do Teatro Colón, em Buenos Aires. No teatro, emprestou seu talento ao personagem Caifás, na montagem brasileira da ópera-rock “Jesus Christ Superstar”. Além disso, trabalhou no espetáculo “Hair” e no show “Síntese da História do Jazz”. No campo da literatura, tem dois livros publicados, um em parceria com o poeta Vilmar Ribeiro e ocupou a cadeira número 23 da Academia Vianense de Letras. Em 1974, liderou a fundação da Cacupro - Casa da Cultura e do Progresso, entidade negra que funcionou no bairro do Ipiranga, zona sul da capital paulista. O legado de seu estudo distribui-se ao longo de suas obras, desde o musical “Ongira: Grito Africano”, até o coral Cantafro, criação sua – grupo que foi responsável pela trilha sonora do seriado “Abolição”, da Rede Globo e registra aparição num documentário da BBC londrina. Além do Cantafro, Maya-Maya já dirigiu vários outros corais, fundando o Coral Afro-braisleiro “Melodiafro” na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Maya-Maya faleceu em 17 de setembro de 2021 de Covid-19.

Institución archivística

Historia archivística

A documentação chegou em maio de 2022 no contexto do projeto Afro-Memória, uma parceria entre AEL e Cebrap-Afro, e intermediada pelo professor Mário Augusto Medeiros da Silva, então diretor adjunto do AEL. O acervo foi doado pela ex-esposa e pela filha do titular.

Origen del ingreso o transferencia

Doação de Suely Tibúrcio e Jamila Maia em 17 de maio de 2022.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O conjunto é constituído por recortes de jornais, periódicos, livros, documentos pessoais, partituras, fotografias, folders, correspondências, manuscritos, cartazes e folhetos produzidos e reunidos por Estevão Maya-Maya ao longo de sua carreira e militância.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arreglo

Documentação não organizada.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Consulta livre.

Condiciones

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma del material

  • alemán
  • español
  • inglés
  • portugués de Brasil

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Instrumentos de descripción

    Uma listagem desta documentação está disponível mediante solicitação pelo e-mail aeldigit@unicamp.br

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Acervo e Reserva Técnica.

    Existencia y localización de copias

    Unidades de descripción relacionadas

    Consulte também no AEL outros conjuntos documentais de organizações, ativistas e intelectuais negros brasileiros: José Correia Leite, King Nino Brown, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT), Chico Piauí e Jacira da Silva, Azoilda Trindade, Cultura Hip-Hop no Brasil por Alexandre de Maio, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Quilombhoje, Milton Barbosa, Reginaldo Bispo e Margarida Barbosa e Soweto Organização Negra.

    Descripciones relacionadas

    Área de notas

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estado de elaboración

    Nivel de detalle

    Fechas de creación revisión eliminación

    07/03/2023 (criação)

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Nota del archivista

        Descrição elaborada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 7 de março de 2023.

        Área de Ingreso