Coleção FG - Francisco Gaona

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL FG

Título

Francisco Gaona

Data(s)

  • 1870-1979 (com lacunas) (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

4 rolos de microfilmes.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1901-1980)

Biografia

Francisco Paulo Gaona nasceu em Ypacaraí, Paraguai, no dia 2 de abril de 1901, filho de Fermín Gaona e Casimira Guerrero. Foi professor, jornalista, militante sindicalista e historiador do movimento operário paraguaio. Formou-se professor pela Escola Normal do Paraguai em 1920. Posteriormente, ingressou na Escola Normal de Professores Presidente Franco, onde obteve o título de professor normalista em 1924. Estudou Direito até o quarto ano na Universidade Nacional de Assunção (UNA) entre 1925 e 1929. Em relação à sua atuação em sindicatos e associações de trabalhadores, foi secretário geral da Asociación Ferroviaria, subsecretário geral da Unión Obrera del Paraguay (1926), secretário geral da Confederación Nacional de Trabajadores (1936) e secretário geral da Confederación de Trabajadores del Paraguay (1939). Dedicou-se também a recolher documentos do movimento sindical, a partir dos quais, escreveu "Introducción a la Historia Gremial y Social del Paraguay". Editado em três tomos e considerada como a obra fundacional da história social e sindical do país, seu primeiro volume foi publicado quando o autor encontrava-se exilado em Buenos Aires, em 1967. Postumamente a morte do autor, em 1987 e 1990, publicou-se no Paraguai os tomos II e III da mesma obra. Na Argentina, Francisco Gaona teve também preponderante ação sindical e social, entre outras coisas, organizou a primeira greve do algodão no território nacional do Chaco - hoje Província do Chaco -, em 1934, foi co-fundador do Sindicato Único de Portuários Argentinos (SUPA), em 1944, e secretário geral do Sindicato União Pessoal Auxiliar de Casas Particulares (UPACP) até 1974. Sua atuação sindical sempre lhe causou perseguições. Morreu em Buenos Aires, Argentina, em 8 de março de 1980.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Após a morte de Francisco Gaona em Buenos Aires, sua viúva doou seu arquivo ao Banco Paraguayo de Datos (BPD). A equipe técnica do que é hoje o Centro de Documentación y Estudios (CDE), com sede em Assunção, Paraguai, trabalhou na ordenação do arquivo e no seu acondicionamento. Também foram feitas fotocópias e transcrição de documentos que apresentavam perdas de registro. Sob ameaça do governo ditatorial de Alfredo Stroessner, solicitou-se guarda temporária à Unicamp onde permaneceu até a queda do general, em 1989. Alguns dias após a transferência para o Brasil, a sede do Banco Paraguayo de Datos foi invadida pela polícia e nos anos seguintes, seus dirigentes foram pressionados a levarem de volta a documentação para o Paraguai. Somente com a mudança política no país, os originais retornaram ao então CDE, permanecendo no AEL cópias em microfilme.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação do Centro de Documentación y Estudios (CDE) em 1989.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A coleção é composta por documentos impressos e fotocopiados, pequena quantidade de correspondência, dossiê sobre questões políticas e sindicais no Paraguai (1870-1968), documentos internacionais sobre congressos sindicais (1938-1979), dossiê sobre a Confederación Nacional de Trabajadores (CNT) e sobre a Confederación de Trabajadores del Paraguay (CTP) (1936-1940), documentos relativos à legislação trabalhista (1931-1948), sobre reforma agrária (1935-1972), sobre a educação e a reconversão de trabalhadores (1910-1971), cópias de algumas publicações sobre e de sindicatos (1928-1941), além de recortes de periódicos relativos à política e sindicalismo (1920-1970).

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • espanhol

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Listagem disponível mediante solicitação pelo e-mail aeldigit@unicamp.br.

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

A documentação original pertence ao Centro de Documentación y Estudios (CDE), Assunção, Paraguai. Para mais informações, acesse: https://www.cde.org.py/.

Existência e localização de cópias

FG MR/0001-MR/0004

Reproduções digitais dessa documentação encontram-se disponíveis eletronicamente no AEL Digit@l: https://www.ael.ifch.unicamp.br/ael-digital.

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Os documentos foram originalmente organizados pelo titular em 17 caixas numeradas. Dessa maneira e nessa ordem foram microfilmados.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

17/08/2005 (criação)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 17 de agosto de 2008. Revisada por Lívia Cristina Corrêa em março de 2021.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados