Collection HL - Hílio de Lacerda Manna

Identity area

Reference code

BR SPAEL HL

Title

Hílio de Lacerda Manna

Date(s)

  • 1947-1981 (Creation)

Level of description

Collection

Extent and medium

528 livros, 26 folhetos, 5 títulos de periódicos, 15 fotografias, 11 diapositivos, 3 negativos em vidro, 12 discos, além de 12 caixas-arquivo e 1 pasta em grande formato de documentação textual não avaliada.

Context area

Name of creator

(1910-1987)

Biographical history

Hílio de Lacerda Manna nasceu no Rio de Janeiro em 1910. Médico de formação, foi professor catedrático de Histofisiologia Experimental da Faculdade Fluminense de Medicina e Veterinária e diretor do Instituto Paulista de Endocrinologia. Atuou na juventude comunista do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e no Socorro Vermelho. Conhecido pelos pseudônimos Luís, Xavier, Dr. Amaral e Horacio Mello, foi diretor da Comissão de Agitação e Propaganda do Comitê Regional do PCB, em São Paulo. Em 1937, foi expulso da organização sob a acusação de fraccionismo trotskista, ao lado dos também militantes Hermínio Sacchetta e Heitor Ferreira Lima. Foi membro do Centro Paulista de Estudos do Petróleo, destacando-se na campanha pelo monopólio estatal do petróleo, em São Paulo. Publicou livros na área de sua atuação profissional e, durante a década de 1950, escreveu nos periódicos "Panfleto", "Jornal da Semana" e "Semanário". Em 1951, foi enviado especial da Presidência da República para África e Oriente Médio. Morreu em 7 de junho de 1987.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Doação de Alayde Valenzi por intermédio de Cláudio Henrique Batalha, docente do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP, em 1997.

Content and structure area

Scope and content

A biblioteca é composta por títulos de teoria política e matéria médica, grande parte das obras do século XIX, raras e especiais, entre elas o "Congresso Universal das Raças". Muitos dos exemplares têm as páginas de rosto arrancadas e tiveram suas capas trocadas, possivelmente para despistar o conteúdo, pois os títulos constantes nas encadernações que substituem as originais registram temas gerais como História Universal e Histórias para crianças. Os discos trazem músicas clássicas executadas por orquestras. Documentação textual ainda não avaliada.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

Não são esperadas novas incorporações.

System of arrangement

Documentação não organizada.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Para o material da Reserva Técnica, consulta mediante agendamento prévio de 3 dias pelo e-mail aeldigit@unicamp.br.

Conditions governing reproduction

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

    Language and script notes

    Physical characteristics and technical requirements

    Finding aids

    Allied materials area

    Existence and location of originals

    Acervo e Reserva Técnica

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Related descriptions

    Notes area

    Alternative identifier(s)

    Access points

    Subject access points

    Place access points

    Name access points

    Genre access points

    Description control area

    Description identifier

    Institution identifier

    Rules and/or conventions used

    Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Status

    Level of detail

    Dates of creation revision deletion

    01/07/2002 (criação)

    Language(s)

      Script(s)

        Sources

        Archivist's note

        Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 de julho de 2002. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em março de 2021.

        Accession area