Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1944-1988 (Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
402 livros, 11 folhetos, 8 fotografias, 16 negativos fotográficos, 9 fitas cassete, 1 caixa arquivo e 1 pasta em grande formato de documentação textual não avaliada.
Zone du contexte
Nom du producteur
Notice biographique
Heinz Ostrower nasceu na Alemanha em 29 de maio de 1912. Ainda jovem ingressou no Partido Comunista de Oposição (KPO). Lutou contra a ascensão do nazismo e contra a política stalinista imposta ao Partido Comunista Alemão. Estudava medicina quando foi preso em 1934 em função de sua militância política. Depois de passar 3 anos na prisão foi deportado, vindo parar no Rio de Janeiro onde já morava seu irmão, Kurt. Para sobreviver, trabalhou no comércio local e retomou a atividade política ministrando cursos de formação marxista e conferências sobre as grandes questões da história contemporânea. Após casar-se com a artista plástica Fayga Perla Krakowski em 1941, ambos naturalizaram-se brasileiros. No final da década de 1970, centrou suas atividades no Centro de Estudos e Ação Comunitária (CEAC), entidade sediada em Nova Iguaçu e voltada para o apoio aos movimentos sociais das populações carentes da Baixada Fluminense e Jacarepaguá. Foi presidente do centro no período entre 1983 e 1989. Morreu em 30 de abril de 1992
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Doação de Fayga Ostrower em 1992.
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
O conjunto reúne livros, folhetos, periódicos, textos e correspondência que tratam dos acontecimentos históricos de seu interesse, como a Revolução Francesa, a Revolução Russa, o desenvolvimento da China, a história da Alemanha e, particularmente, a ascensão do nazismo. Da documentação, destaca-se a correspondência com Isaac Deutscher, seu amigo pessoal e biógrafo de Trotsky e Stalin, além de textos inéditos de sua autoria sobre a ascensão do nazismo e a revolução russa. Fitas cassetes com entrevistas e depoimentos do titular integram também o acervo. A biblioteca possui muitos títulos de Economia, Socialismo e Marxismo, História da Revolução Francesa, da Revolução Russa, além de história da China e da Alemanha.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
Não são esperadas novas incorporações.
System of arrangement
Documentação não organizada.
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Para a documentação da Reserva Técnica, consulta mediante agendamento prévio de 3 dias pelo e-mail aeldigit@unicamp.br.
Conditions governing reproduction
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Language of material
- portugais brésilien
Script of material
Language and script notes
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Finding aids
Uma listagem do material sonoro está disponível na Sala de Pesquisa do AEL.
Zone des sources complémentaires
Existence and location of originals
Acervo e Reserva Técnica
Existence and location of copies
Related units of description
Consulte também o site do Instituto Fayga Ostrower disponível em: https://faygaostrower.org.br/.
Zone des notes
Note
Livros catalogados na Base Acervus - Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), disponível em: http://acervus.unicamp.br/.
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Rules and/or conventions used
Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Statut
Niveau de détail
Dates of creation revision deletion
01/10/2002 (criação)
Langue(s)
Écriture(s)
Sources
Archivist's note
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 de outubro de 2002. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em março de 2021.