Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1942-1999 (Produção)
Nível de descrição
Grupo
Dimensão e suporte
9.966 relatórios de pesquisas (37,70 metros lineares de documentos) parcialmente reproduzidos em 144 rolos de microfilmes 16mm.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
O IBOPE Opinião, até meados de 2007 quando juntamente com outras 3 empresas passou a integrar a IBOPE Inteligência, tinha como missão elaborar pesquisas de opinião, estudos e prognósticos de investigação para retratar atitudes e opiniões dos brasileiros, mediante uma grande diversidade de temas sociais, políticos e governamentais. Além de meios de comunicação e estrategistas de campanhas eleitorais, muitos outros órgãos e instituições contratavam a empresa para trabalhos exclusivos: entidades de classe, administrações públicas (prefeituras, governos, secretarias, ministérios), gestores de serviços públicos, ONGs e empresas dos mais variados ramos. Para a realização desse tipo de estudo, valia-se de pesquisas quantitativas, qualitativas, e diversos meios de coletas de dados (entrevistas pessoais, telefônicas, pela Internet, pelo correio) abordando os seguintes temas, técnicas e metodologia: 1) Intenção de voto pesquisa geralmente realizada em prazos bastante curtos, mede fatores como rejeição, potencial de voto, influência de apoios, problemas da região, etc. 2) Pesquisa de estratégia política - instrumento para campanhas políticas, com aplicação de questionários elaborados sob medida para cada cliente, possibilita aferir o potencial inicial da candidatura, definir alianças, estruturar propostas e discursos do candidato, auxiliando na construção da sua imagem. 3) Satisfação com serviços públicos -pesquisa que afere a satisfação com programas e serviços, procurando soluções de melhoria e contribuindo para a continuidade do projeto político e a consolidação da boa imagem do administrador. Tal avaliação é realizada em setores como: unidades de saúde, educação, transporte coletivo, atendimento ao cidadão, programas sociais, etc. , resultando numa análise que gera o Índice Geral de Satisfação. 4) Avaliação de administrações públicas - estudo para que os gestores públicos possam conhecer as expectativas da população e definir estratégias administrativas e de comunicação. Alguns exemplos de trabalhos nessa área: a) Pesquisa de Monitoramento - levantamento de opiniões sobre a atuação do governo, realizada junto aos diversos segmentos sociais. b) Pesquisa Estratégica - oferece subsídios para qualificar planejamentos e proporcionar segurança na execução de novos projetos. c) Pesquisa Relâmpago - planejadas e executadas para fornecer resultados objetivos em poucas horas, quando alguma medida precisa ser tomada frente a algum fato novo e de grande impacto social. 5) Pesquisa de consumo e mercado - avalia a receptividade e aceitabilidade de produtos de consumo, assim como novos empreendimentos. As pesquisas são realizadas com amostras da população pesquisada e detalhamento por regiões, padrão da área e por outros critérios de interesse do cliente, que participa da estruturação do trabalho definindo prioridades ou enfoques (público-alvo, amostragem, praças e mercados pesquisados, entre outros).
Entidade custodiadora
História do arquivo
Séries de pesquisas foram organizadas e descritas entre 2003 e 2006.
As 11 primeiras séries desse grupo documental, tiveram classificação e títulos mantidos conforme a encadernação dos relatórios feita originalmente pelo IBOPE, pois além de registrar a estrutura organizacional e características da empresa por ocasião da produção dos documentos, levou em conta o fato de que as séries já haviam sido objeto de organização preliminar e de que há trabalhos acadêmicos, concluídos e em andamento, que se valeram dessa primeira organização.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Filial do IBOPE no Rio de Janeiro. A primeira remessa foi recebida em 1989 e a segunda em 1999.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A diversidade do material é grande e as pesquisas apresentam, em sua maioria, a opinião de um público específico. Agrega os mais variados tipos e temas de pesquisas ad hoc (encomendadas para atender às necessidades dos clientes): políticas, imagem de pessoas e empresas, consumo, estudo de mercado e viabilidade de investimento empresarial, entretenimento, comportamento, comportamento da grande imprensa frente aos acontecimentos, além de preferência de música, leitura e audiência diferenciadas.
A série denominada Pesquisas Especiais (PE) contém pesquisas encadernadas procedentes da primeira remessa enviada ao AEL em 1989 e relatórios de pesquisas soltos, que chegaram em 1999.
O segundo lote de pesquisas de opinião, enviado pelo IBOPE em 1999, distinguia as pesquisas de investigação política, que formou a série Assuntos Políticos Administrativos (APA) e permitiu também a definição de séries mais específicas, conforme se pode observar no arranjo do grupo documental.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Classificado em 17 séries documentais.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
Por meio digital, através dos microfilmes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Relatórios datilografados e/ou mimeografados e relatórios impressos via computador. Alguns relatórios de pesquisa encadernados são constituídos por folhas de papel de seda e encontram-se bastante fragilizados.
Instrumentos de descrição
Catálogo das séries de pesquisas, identificando período, região pesquisada, título, objetivo da pesquisa e notação do relatório, disponíveis na Sala de Pesquisa do AEL.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Localização de originais: null; Localização Física: Área de acervo.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
AUDIÊNCIA da TV brasileira. Dados sistematizados de audiência nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, para as décadas de 1950 a 1980. Campinas, CESOP/Unicamp, 2005. 1558p., 3 vol.
Área de notas
Nota
O CESOP - Centro de Estudos de Opinião Pública da Unicamp (http://www.unicamp.br/cesop/), mantém um sistema informatizado,alimentado continuamente desde 1986, com dados das pesquisas OPP realizadas pelo IBOPE disponível para pesquisa naquele Centro.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
24/05/2006
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Organizado sob a coordenação técnica de Vânia R. P. de Miranda, com a colaboração de Neiva Gonçalves de Oliveira e prestadores de serviços, pela Seção de Processamento Técnico do AEL.