Fundo JA - João Apolinário

Área de identidad

Código de referencia

BR SPAEL JA

Título

João Apolinário

Fecha(s)

  • 1964-1974 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo

Volumen y soporte

1.053 documentos iconográficos (924 fotografias, 88 contatos, 39 negativos e 2 cartazes) e 439 documentos textuais (191 críticas teatrais).

Área de contexto

Nombre del productor

(1924-1988)

Historia biográfica

João Apolinário Teixeira Pinto nasceu na freguesia de Belas, concelho de Sintra, Portugal, em 18 de janeiro de 1924. Concluiu o ensino secundário em Lisboa, onde frequentou o Colégio Valsassina e o Liceu Camões. Apesar de ter se graduado em Direito pelasRead more

Institución archivística

Historia archivística

Todo o material entregue ao AEL foi reunido ao longo de cinco anos pela viúva de João Apolinário, Maria Luiza Teixeira Vasconcelos, que conduziu um trabalho de recuperação da obra do crítico teatral a partir do arquivo pessoal do jornalista e de pesquisaRead more

Origen del ingreso o transferencia

Doação de Maria Luiza Teixeira Vasconcelos em 15 de maio de 2013.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O conjunto documental é constituído por críticas teatrais, análises de temporadas, ensaios e artigos produzidos por João Apolinário durante o período em que viveu exilado no Brasil (entre 1964 e 1974), e que foram publicados nos jornais “Última Hora” e “Read more

Acumulaciones

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arreglo

Documentação parcialmente organizada.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Consulta livre.

Condiciones

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Área de materiales relacionados

Unidades de descripción relacionadas

Consulte também no AEL outros conjuntos documentais relacionados ao teatro brasileiro: Teatro Oficina, Vanda Lacerda e Zilco Ribeiro.

Nota de publicación

APOLINÁRIO, João. A crítica de João Apolinário: memória do teatro paulista de 1964 a 1971. Organização de Maria Luiza Teixeira Vasconcelos. São Paulo, SP: Imagens, 2013. 2 v.

Nota de publicación

SILVA, Alessandro. “O crítico que avisava toda a gente”. Jornal da Unicamp, Campinas, 3 a 9 de junho de 2013.

Área de control de la descripción

Reglas y/o convenciones usadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Completo

Fechas de creación revisión eliminación

05/2020 (criação)

Nota del archivista

Descrição elaborada por Lívia Cristina Corrêa, técnica da Seção de Processos Técnicos e Atendimento do AEL, em maio de 2020.