Collection LAOP - Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco

Identity area

Reference code

BR SPAEL LAOP

Title

Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco

Date(s)

  • 1850-1955 (Creation)

Level of description

Collection

Extent and medium

21 rolos de microfilmes.

Context area

Name of creator

(1880-)

Administrative history

O Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco (LAOP) foi inaugurado em 1880 como sede da Escola de Ofícios e mantido pela Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco. A instituição ministrava aulas de desenho, arquitetura, aritmética e primeiras letras. A partir de 1961, a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) assumiu a direção e o patrimônio do LAOP, com a condição de manter o ensino e criar novos cursos profissionais. A instituição foi renomeada para Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios e passou a funcionar em outro prédio. Atualmente, existe um projeto de restauro e requalificação do antigo complexo arquitetônico, localizado na Praça da República em Recife.

Archival history

Os documentos que compõem a coleção foram reformatados em 21 rolos de microfilmes e 10 DVDs pela Fundação Joaquim Nabuco, em Recife. Somente os microfilmes foram depositados no acervo do AEL em dezembro de 2013, como parte de um convênio de cooperação firmado em julho de 2012 entre a Universidade Católica de Pernambuco, a Fundação Joaquim Nabuco e a Unicamp (Processo 09.02.00.00-DH). A realização dos serviços de reprodução foi financiada com verbas do "Projeto Temático Trabalhadores no Brasil: Identidades, Direito e Política: séculos XVII ao XX" (Cecult/Processo Fapesp n. 0657297-1), coordenado pela pesquisadora Silvia Hunold Lara.

Immediate source of acquisition or transfer

Doação do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult) em dezembro de 2013.

Content and structure area

Scope and content

A coleção compõe-se das atas - gerais, das assembleias, do conselho administrativo e da congregação -, bem como dos livros: caixa, contas, matrícula, de ponto dos professores, balancetes, balanço e borrão (de oficinas). Temos ainda o Catálogo da Biblioteca da Arcadia Dramatica Julia de Sant’Anna, diários, ofícios, prestação, razão social, registro do movimento das oficinas, relatórios, termos, e demais documentos administrativos.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

Não são esperadas novas incorporações.

System of arrangement

Documentação não organizada.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Consulta livre.

Conditions governing reproduction

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

    Language and script notes

    Physical characteristics and technical requirements

    Finding aids

    Allied materials area

    Existence and location of originals

    A documentação original pertence à Fundação Joaquim Nabuco, de Recife (https://www.gov.br/fundaj/pt-br/assuntos/a-fundaj).

    Existence and location of copies

    Acervo: Sala 4 (LAOP MR/0001-MR/0021)

    Related units of description

    Related descriptions

    Notes area

    Alternative identifier(s)

    Access points

    Subject access points

    Place access points

    Name access points

    Genre access points

    Description control area

    Description identifier

    Institution identifier

    Rules and/or conventions used

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Status

    Revised

    Level of detail

    Full

    Dates of creation revision deletion

    09/11/2016

    Language(s)

      Script(s)

        Sources

        Archivist's note

        Descrição elaborada por Silvia Rosana Modena Martini, supervisora da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 9 de novembro de 2016. Revisada por Taná Guimarães Paschoal em 2021.

        Accession area