Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1963-1986 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
1,69 metros lineares de documentação textual e 13 títulos de periódicos.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Moacir Barbosa da Silva nasceu em Nazaré, Bahia, em 22 de novembro de 1946. Estudante de jornalismo na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), teve sua matrícula cassada em 1969, acusado de participar de “movimento subversivo.” Membro do Partido Operário Comunista (POC) e denunciado por “doutrinação comunista”, Moacir Barbosa foi condenado a dois anos de prisão em janeiro de 1970, permanecendo foragido até 1975.
Nombre del productor
Historia administrativa
A Organização Revolucionária Marxista – Política Operária foi fundada em 1961, em Jundiaí, São Paulo. No fim de 1967 e início de 1968 o que havia restado da POLOP se fundiu com a dissidência leninista do PCB no Rio Grande do Sul e fundou-se o Partido Operário Comunista (POC). Em abril de 1970, um grupo de militantes se desligou do partido e voltou a constituir a POLOP, rebatizada como Organização de Combate Marxista-Leninista Política Operária (OCML-PO). Em 1976 surge o Movimento pela Emancipação do Proletariado (MEP); sendo, ambos, POC e MEP dissidentes da POLOP.
Institución archivística
Historia archivística
O conjunto é composto por documentos internos e publicações da Política Operária (POLOP), do Partido Operário Comunista (POC), do Movimento pela Emancipação do Proletariado (MEP) e do Movimento Operário de São Paulo, entregues ao doador no final da década de 1970, quando o local onde estavam tornou-se inseguro.
Origen del ingreso o transferencia
Doação de Moacir Barbosa da Silva em 12 de fevereiro de 2004.
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
A coleção compreende documentação interna e publicações da Política Operária (POLOP), do Partido Operário Comunista (POC), do Movimento pela Emancipação do Proletariado (MEP) e do Movimento Operário de São Paulo, além de folhetos, manuscritos e periódicos sobre a luta operária, debates marxistas e organização sindical.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arreglo
Documentação não organizada.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Consulta livre.
Condiciones
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Listagem.
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Acervo (sala 4).
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Consulte também no AEL outros conjuntos documentais relacionados aos temas marxismo e militância política: Edgard Leuenroth, Octavio Brandão, Hermínio Sacchetta, Heitor Ferreira Lima e Coleção CPDS - Centro de Pesquisa e Documentação Social.
Nota de publicación
POLOP - UMA TRAJETÓRIA DE LUTA PELA ORGANIZAÇÃO INDEPENDENTE DA CLASSE OPERÁRIA NO BRASIL. Centro de Estudos Victor Meyer. Salvador, BA. 2009. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/tematica/livros/diversos/polop.pdf
Nota de publicación
FILHO, Celso Ramos Figueiredo. Partido Operário Comunista (POC): uma história do tempo presente. Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UnB EM TEMPO DE HISTÓRIAS. Brasília-DF. n. 39 | p. 17-29 | jul./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/download/38977/31829/119640
Área de notas
Notas
A documentação pertenceu, inicialmente, à Coleção Organizações e Partidos Políticos - POLOP, e foi doada por Moacir. Segundo o Guia (AEL, 2009), essa coleção tem documentos do POLOP, Partido Operário Comunista - POC e Movimento de Emancipação do Proletariado - MEP. Ela foi, portanto, renomeada e recebeu o nome do doador.
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
24/05/2023 (criação)
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 7 de novembro de 2005. Revisada por Barbara Anesi Carmo em 24 de maio de 2023.