Collection ML - Maurício de Lacerda

Identity area

Reference code

BR SPAEL ML

Title

Maurício de Lacerda

Date(s)

  • 1921-1929 (predominante 1927-1929) (Creation)

Level of description

Collection

Extent and medium

3 rolos de microfilmes.

Context area

Name of creator

(1888-1959)

Biographical history

Maurício Paiva de Lacerda nasceu em Vassouras, Rio de Janeiro, no ano de 1888. Filho de Sebastião Eurico Gonçalves de Lacerda (Ministro da Indústria, Viação e Obras do governo Prudente de Morais e Ministro do Supremo Tribunal Federal), foi advogado e jornalista. Em 1910 tornou-se oficial do Gabinete da Presidência de Hermes da Fonseca. Elegeu-se deputado federal pelo Rio de Janeiro em 1912, tendo sido reeleito em 1915. Envolvido com a causa tenentista, participou dos levantes de 1922 e 1924, períodos nos quais também esteve preso. Fundou a Liga Socialista do Estado do Rio de Janeiro e em 1930 elegeu-se novamente deputado federal, agora pela Aliança Nacional Libertadora (ANL). Com a extinção da ANL, em 1935, fundou a Aliança Popular por Pão, Terra e Liberdade. Em 1939 tornou-se advogado-chefe da Caixa Econômica do Distrito Federal. No ano de 1945 aderiu a UDN, cuja seção carioca presidiu até 1946. Aposentou-se no serviço público, no qual trabalhou de 1939 a 1958. Colaborou em jornais e escreveu livros, destaque para: “História de uma Covardia”, “Entre duas Revoluções”, “Política Profissional”, “A Evolução Legislativa do Direito Social Brasileiro” etc. Morreu em 1959, no Rio de Janeiro.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Doação dos familiares no início da década de 1980.

Content and structure area

Scope and content

Trata-se de uma coleção de recortes de jornais microfilmados. Reúne entrevistas, opiniões, discursos, conferências, propagandas das obras e artigos de terceiros sobre o titular. Possui ainda recortes sobre a posse de Assis Brasil na Câmara Federal, propagandas políticas de 1927, campanha de donativos à Coluna Miguel Costa-Prestes, entre outros.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Documentação não organizada.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Consulta livre.

Conditions governing reproduction

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

    Language and script notes

    Physical characteristics and technical requirements

    Finding aids

    Allied materials area

    Existence and location of originals

    Acervo: Sala 4 (ML MR/0001-MR/0003). Reserva Técnica: Sala 1

    Existence and location of copies

    Reproduções digitais dessa documentação encontram-se disponíveis eletronicamente no AEL Digit@l: https://www.ael.ifch.unicamp.br/ael-digital.

    Related units of description

    Consulte também no AEL outros conjuntos documentais relacionados ao movimento tenentista e ao Partido Comunista Brasileiro (PCB): Hermínio Sacchetta, Instituto Astrojildo Pereira, Lourenço Moreira Lima, Miguel Costa, PCB e Voz da Unidade.

    Related descriptions

    Notes area

    Alternative identifier(s)

    Access points

    Subject access points

    Place access points

    Name access points

    Genre access points

    Description control area

    Description identifier

    Institution identifier

    Rules and/or conventions used

    CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999 Rio de Janeiro, RJ: Arquivo Nacional, 2001. 110p.

    Status

    Level of detail

    Dates of creation revision deletion

    16/08/2007 (criação)

    Language(s)

      Script(s)

        Sources

        Archivist's note

        Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda e Roberta de Moura Botelho, técnicas da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 16 de agosto de 2007. Revisado por Tainá Guimarães Paschoal em 2021.

        Accession area