Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1911-1979 (com lacunas), [s.d.] (Produção)
Nível de descrição
Grupo
Dimensão e suporte
1145 documentos textuais e 54 documentos iconográficos.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Octavio Brandão Rego nasceu em Viçosa, Alagoas. Formou-se na Escola de Farmácia do Recife, em 1914. Seu primeiro trabalho intelectual, “Aspectos Pernambucanos nos Fins do Século XVI”, foi publicado em 1914 no “Diário de Pernambuco”, na edição de 17 de maio. Foi em 1919, quando chegou ao Rio de Janeiro, que tomou contato com as traduções francesas de Marx, Lênin e Engels. Em janeiro de 1920 ligou-se ao Grupo Clarté de Paris, através do Grupo Comunista Brasileiro Zumbi; filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCB) em novembro de 1922, rapidamente tornou-se dirigente nacional e responsável pela fundação do jornal “A Voz Operária”, em 1925. Foi deportado com a família em 1931 para a Alemanha, seguindo para Moscou, retornando ao Brasil somente em 1946. No ano seguinte, foi eleito vereador para a Câmara do Distrito Federal (RJ). Com a cassação logo em seguida, Octavio Brandão segue grande período na clandestinidade. De seus escritos, destaca-se “Agrarismo e Industrialismo'' (1925), considerado a primeira obra de interpretação marxista da realidade brasileira, publicado na Argentina, com o pseudônimo de Fritz Mayer. Morreu em 15 de março de 1980, na cidade do Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Trata-se da segunda remessa de documentos recebida pelo AEL, que se encontrava em Moscou sob a guarda do neto de Octavio Brandão, Serguei Tchernov. Tal como na remessa anterior, muitos envelopes, pacotes e maços de documentos encontravam-se nomeados/identificados, com anotações feitas pela família do titular, especialmente a filha Valná Brandão e Serguei Tchernov, que também listaram toda a documentação entregue. Essa listagem foi de grande utilidade para a organização do material, especialmente na identificação de documentos em russo. A metodologia adotada para classificação dos documentos tomou como padrão a organização realizada na primeira remessa da documentação do fundo documental em meados dos anos 1980. Isso foi possível porque os documentos dessas remessas apresentam características homogêneas de tipologia e de conteúdo. Entretanto, quando necessário, foram criadas subséries documentais representativas de atividades do titular, como é o caso da subsérie Rádio Moscou.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Serguei Tchernov em 1995.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Predominantemente documentos referentes ao período de exílio na União Soviética (1931-1946): manuscritos de obras, correspondência, principalmente com e entre suas filhas durante o período da guerra, mas também com intelectuais, textos biográficos e autobiográficos, recordações da vida na Europa, grande quantidade de estudos, material escrito para o programa da Rádio Moscou, documentos pessoais, livros, recortes, mapas, folhetos, periódicos e fotografias. Encontra-se também documentação de sua esposa, a poetisa Laura Brandão.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Classificado em 6 séries documentais (Documentação Pessoal, Correspondência, Produção Intelectual e Outros Escritos, Produção Intelectual e Outros Escritos de Terceiros, Memórias, Laura Brandão) e 07 Dossiês (Astrojildo Pereira, Assassinato de Ângela Diniz, Luiz Carlos Prestes, Personagens, Recortes Diversos, Revolução Francesa, União Soviética).
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição
Condiçoes de reprodução
Sem restrição, observando-se as normas internas do AEL.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Localização de originais: null; Localização Física: OB G.02
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
15/03/2010
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Observe-se a presença de documentos anteriores e posteriores ao exílio na União Soviética e cópias de documentos presentes na primeira e quarta remessa.