Colección PLUMA - Fundación Pluma

Área de identidad

Código de referencia

BR SPAEL PLUMA

Título

Fundación Pluma

Fecha(s)

  • [1944-1992, com lacunas] (Creación)

Nivel de descripción

Colección

Volumen y soporte

237 caixas-arquivo, 133 pastas, 77 pastas em grande formato, 2 pastas de fotografias, 185 VHS, 25 DVD's, 339 fitas cassete, 1 fita de rolo, 64 encadernados de periódicos, 15 fascículos de periódicos e 2 livros.

Área de contexto

Nombre del productor

Historia administrativa

A Fundación Pluma Para la Preservación y Difusión de la Tradicion Socialista Morenista, mais conhecida como Fundación Pluma, foi formada por um grupo de militantes a fim de preservar, difundir e coletivizar a história do movimento trotskista argentino e latino-americano, principalmente daquela que ficou conhecida na Argentina como corrente morenista, assim chamada por identificar-se com o nome de seu mais importante construtor e fundador, Nahuel Moreno (1924-1987). O nome Pluma é uma homenagem ao pseudônimo adotado por Leon Trotsky ao publicar diversos artigos, principalmente no periódico Iskra.

Institución archivística

Historia archivística

Em 2015, teve início o processo de doação da documentação que resultou no contato entre o diretor acadêmico do AEL, Alvaro Bianchi, e a presidente da Fundación, Nora Elba Ciapponi. A exportação da documentação foi autorizada por Juan Pablo Zabala, diretor geral do Archivo General de la Nación Argentina. O conjunto documental chegou ao AEL em 6 de janeiro de 2016.

Origen del ingreso o transferencia

Doação da Fundación Pluma em 10 de dezembro de 2015.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O conjunto documental abrange: 1) documentos referentes ao primeiro período organizacional na Argentina, do Grupo Obrero Marxista (GOM) ao Partido Socialista de los Trabajadores (PST); 2) documentos referentes ao segundo período na Argentina, desde o inicio do Movimiento al Socialismo (MAS) em 1982 até maio de 1992; 3) documentação internacional referente aos distintos períodos construtivos da corrente: Quarta Internacional (SU-QI), congressos, debates, tendências, campanhas, etc., bem como a documentação de parte da construção da Liga Internacional de los Trabajadores (LIT-Quarta Internacional); e 4) publicações e documentos de diversas organizações trotskistas e países. No contrato de doação, os representantes da Fundación Pluma esclarecem que os documentos relativos à atividade internacional centralizada durante o período em que Nahuel Moreno e sua equipe trasladaram-se da Argentina para a Colômbia devido à repressão ditatorial (1977-1982), não formam parte da documentação transferida ao AEL, pois esses documentos não estavam em posse da Fundación.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arreglo

Documentação não organizada.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Consulta livre.

Condiciones

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma del material

  • español

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Instrumentos de descripción

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Acervo: Salas 1 e 3

    Existencia y localización de copias

    Reproduções digitais de parte dessa documentação estão disponíveis eletronicamente no site da Fundación Pluma (http://fundacionpluma.info:8080/xmlui/) e no AEL Digit@l (https://www.ael.ifch.unicamp.br/ael-digital).

    Unidades de descripción relacionadas

    A Fundación Pluma também doou parte de seu material ao Centro de Estudios, Investigaciones y Publicaciones Léon Trotsky (CEIP). Para mais informações, acesse: http://www.ceipleontrotsky.org/Donacion-Fundacion-Pluma-4985. Consulte também no AEL outros conjuntos relacionados ao movimento trotskista argentino: Fernando Sánchez e Libório Justo.

    Descripciones relacionadas

    Área de notas

    Notas

    Consulte também o site da Fundación Pluma disponível em: http://fundacionpluma.info:8080/xmlui/.

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estado de elaboración

    Nivel de detalle

    Fechas de creación revisión eliminación

    16/11/2016 (criação)

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Nota del archivista

        Descrição elaborada por Tainá Guimarães Paschoal, técnica da seção de Processos Técnicos e Atendimento do AEL, em 16 de novembro de 2016. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em março de 2021.

        Área de Ingreso